Eficaz, seguro e barato: instruções para limpar o forno com ácido cítrico
O acúmulo de gordura e fuligem nas superfícies do forno é um fenômeno incômodo e quase impossível de evitar durante o processo de cozimento.
É difícil limpar a sujeira do forno, principalmente se for antigo. Mas não há necessidade de se desesperar. Existem muitas ferramentas para ajudar a lidar com o problema.
Um dos mais eficazes e seguros é o uso de ácido cítrico para limpar o forno.
Contente
O produto pode ser usado?
Ao escolher um produto que lide com depósitos de gordura e carbono no forno, deve-se levar em consideração não apenas sua eficácia, mas também possíveis danos. Os produtos químicos domésticos dissolvem com sucesso os contaminantes, mas contêm produtos químicos.
Quando o forno aquece, reagem com os alimentos, o que representa um grave perigo para a saúde e pode afectar negativamente o estado das superfícies do forno.
Seu uso remove com sucesso manchas de graxa e depósitos de carbono recentes e antigos.. Durante o procedimento, muitas vezes realizado em combinação com o tratamento a vapor, as gorduras endurecidas são amolecidas e posteriormente decompostas pelo ácido natural do limão. Neste caso, nenhuma substância nociva é liberada. Além disso, os odores desagradáveis desaparecem do forno.
Os aspectos observados do uso de ácido cítrico natural em pó, bem como do próprio limão, distinguem-nos favoravelmente dos produtos químicos domésticos e dos remédios caseiros agressivos que usam amônia ou vinagre.
Qual a diferença de usar limão?
É quase impossível decidir o que lida melhor com a gordura e a fuligem - o próprio cítrico ou o pó feito com ele. Não há diferença significativa no impacto sobre a poluição.
No entanto, existem algumas nuances:
- É aconselhável usar suco e polpa de limão se for necessário limpar uma contaminação bastante forte, mas local.
Neste caso, basta tratar a área problemática com uma rodela de limão e esperar que a gordura se dissolva, para depois ser facilmente removida.
- O ácido em pó age de forma semelhante. A vantagem é que custa bem menos que o limão, podendo tratar todo o forno com uma solução aquosa com sua adição.
- O ácido concentrado pode ser usado como componente independente em uma solução aquosa ou soluções de trabalho podem ser preparadas com a adição de outros ingredientes. Por exemplo, bicarbonato de sódio, sabão em pó ou vinagre.
Consequentemente, é frequentemente dada preferência ao ácido cítrico. Embora a eficácia de ambos os produtos seja quase a mesma. Tudo depende da finalidade para a qual são utilizados. No tratamento de uma área local basta usar uma rodela de limão, para limpar todo o forno é mais prudente usar um concentrado em pó.
Tecnologia de aplicação
Existem várias maneiras de limpar forno com limão e pó. A conveniência da sua utilização depende do grau de contaminação das superfícies dos armários, bem como da sua frescura ou antiguidade.
Limpando o forno com limão
Para limpar o forno, basta uma quantidade mínima de componentes baratos. No entanto, o efeito do seu uso excede o efeito de produtos químicos domésticos caros.
Para o procedimento Você precisará dos seguintes ingredientes e ferramentas disponíveis:
- 2 sachês (20 g cada) de ácido cítrico;
- 0,5 litros de água morna;
- esponja de espuma;
- trapos ou guardanapos de tecido;
- pratos resistentes ao calor.
Certifique-se de usar luvas grossas de borracha durante o trabalho. Sob nenhuma circunstância você deve usar uma faca ou outros objetos pontiagudos para limpar depósitos de carbono e gordura das superfícies do forno.
Antes de iniciar o procedimento, retire as assadeiras e grades do forno. Eles são limpos separadamente. Depois disso:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Prepare uma solução de água e refrigerante mexendo bem o refrigerante até dissolver completamente.
- Despeje a mistura resultante em uma assadeira ou recipiente resistente ao calor.
- Após desligar o forno, coloque a tigela com a solução de refrigerante no fundo do forno.
- Feche bem a porta durante meia hora ou mais até que a temperatura da solução de trabalho e das superfícies a tratar seja adequada para uma limpeza segura do forno.
- Remova o recipiente com a solução.
- Comece a limpar as paredes pelas áreas menos contaminadas.
- As manchas que não podem ser limpas podem ser esfregadas adicionalmente com polpa ou suco de limão. Após 3-5 minutos, limpe-os com uma esponja.
- Ao final das manipulações, é necessário limpar as superfícies com pano úmido e depois com pano seco.
Para pequenas contaminações, basta limpar as partes internas do forno com uma solução morna de água e refrigerante, sem recorrer ao tratamento a vapor.
Como limpar com suco cítrico?
Limpar todo o forno com frutas frescas é irracional. Serão necessários pelo menos 4 a 5 limões para tratar todas as superfícies. É mais sensato usar pó seco.
Para remover pequenas manchas recentes, basta:
- suco de um limão;
- a mesma quantidade de água morna;
- pulverizador.
Progresso:
- Esprema o suco e misture com igual quantidade de água.
- Encha um borrifador com a mistura.
- Aplique a mistura nas paredes internas, superior e inferior do forno.
- Feche o forno e mantenha-o fechado durante pelo menos 1 hora.
- Limpe todas as superfícies com uma esponja, removendo a gordura, e depois passe um pano úmido embebido em água. O toque final é secar com um pano.
Se encontrar pequenas manchas de gordura, esfregue-as com polpa de limão espremida. Após 5 minutos. Remova a mancha pressionando levemente a esponja. Não se esqueça de ventilar o forno após o processamento.
O que posso adicionar?
A necessidade de incluir outros ingredientes na limpeza do forno com ácido cítrico surge se as superfícies internas estiverem cobertas por uma espessa e velha camada de gordura e fuligem. Neste caso, uma mistura pastosa é preparada a partir de vários componentes.
Nomeadamente:
- 30g de ácido cítrico;
- 1 Colher de Sopa. eu. bicarbonato de sódio;
- 100ml. vinagre de mesa;
- solução morna com sabão.
Passo a passo:
- Ligue o forno e pré-aqueça a 100°C.
- Depois de desligar, deixe agir por um quarto de hora para que o carbono e a gordura amoleçam sob a influência do calor.
- Durante esse tempo, prepare uma massa pastosa combinando cristais de ácido cítrico com refrigerante e vinagre em uma tigela funda. É importante combinar primeiro os ingredientes secos e depois adicionar gradualmente o vinagre de mesa, pois adicioná-lo iniciará uma reação.
- Lubrifique generosamente as superfícies internas com a mistura resultante, deixando agir por 15 a 20 minutos.
- Após este tempo, limpe as superfícies com uma esponja macia para remover a sujeira.
- As superfícies devem então ser lavadas com água morna e sabão. É aconselhável usar sabão em pó.
- Enxágue a solução de sabão com água limpa.
- Seque com um pano limpo.
Prós e contras do processamento
Limpar o forno por qualquer meio tem vantagens e desvantagens. O uso de limão e ácido cítrico não foge à regra. Entre as características vantajosas, não se pode deixar de destacar o fato da remoção de odores desagradáveis. Além disso, as superfícies tratadas adquirem o brilho original.
Lados positivos | Nuances negativas |
Naturalidade do produto | Duração por tempo |
Saúde e Segurança | Várias etapas de trabalho |
Eficiência do procedimento | Exibição de 3 a 4 horas |
Fácil de usar | |
Econômico |
Com que frequência lavar?
A frequência de limpeza do forno depende da frequência de utilização.
Recomenda-se limpar as superfícies sempre após preparar os alimentos. no forno. Neste caso, nenhum contaminante persistente é formado nele.
Você pode tratar as paredes limpando-as com uma solução fraca de ácido cítrico ou água e detergente para louça.
Deve-se notar que o processamento geral ainda deverá ser realizado pelo menos uma vez a cada 3 a 6 meses.
Alternativas
É possível limpar o forno de forma eficiente através de outros meios. Existem muitas receitas populares testadas pelo tempo e preparações especiais, capaz de lidar com gordura e fuligem.
Seu uso certamente compete com o ácido cítrico. Depois de analisar os mais populares, você pode decidir qual escolher.
3 melhores receitas folclóricas
Entre as melhores receitas estão aquelas menos agressivas ao revestimento de esmalte e seguras para o homem. Os listados aqui são eficazes e fáceis de usar:
- Um conjunto original de vinagre e refrigerante. Esta receita requer seguir a sequência exata. A saber: primeiro é necessário limpar as superfícies do compartimento com vinagre e usando uma esponja. Em seguida, despeje refrigerante na esponja e aplique uniformemente nas paredes umedecidas. A combinação desses ingredientes por 2 a 3 horas suavizará as manchas. Como resultado, eles são facilmente removidos com uma esponja grossa. Resta enxaguar o forno com água e deixar secar.
- Como podemos viver sem sabão em pó? O método é absolutamente seguro e simples. Devo ralar primeiro? parte de uma barra de sabão e dissolva em água quente. Coloque um recipiente à prova de fogo com solução de sabão no forno, pré-aquecendo a 200°C. Em 20 minutos. Desligue o forno, deixe esfriar até uma temperatura de operação confortável e remova os depósitos de gordura amolecidos e os depósitos de carbono com uma esponja.Em seguida, enxágue as superfícies com água limpa e ventile o compartimento.
- Usando essência de vinagre lidera entre todos os remédios populares na facilidade de execução do procedimento. Basta limpar todas as áreas problemáticas com uma esponja embebida em essência e deixar o forno fechado por 1 a 2 horas. Recomenda-se segurar a esponja com uma pinça para evitar queimar a pele das mãos.
Você pode descobrir como limpar o forno com bicarbonato de sódio, vinagre e ácido cítrico. Aqui.
3 principais produtos químicos domésticos
Com tantos produtos para limpeza de forno por aí, é difícil escolher o melhor. Cada um tem prós e contras. As ferramentas apresentadas aqui podem ser consideradas as melhores:
- Grill.net. O produto, produzido na Alemanha, faz um excelente trabalho na limpeza de qualquer tipo de gordura e fuligem.
A espuma aplicada a uma superfície contaminada dissolve a gordura e os depósitos de carbono em 2–3 minutos, após os quais seus restos são facilmente removidos com uma esponja úmida. O custo do produto é de 400 a 500 rublos.
- Senhor especialista em músculos. A droga pode ser chamada de universal. Ele lida facilmente com graxa e incrustações em apenas alguns minutos. Apenas 10 minutos. será necessário para limpar o forno da sujeira antiga. O produto é facilmente removido com um pano. As vantagens inegáveis são a eficiência e o agradável cheiro cítrico. Preço – até 300 rublos.
- Faberlic. O líder indiscutível entre os análogos. Para limpar o forno bastam 2 a 3 gotas de gel, que é aplicado nas áreas problemáticas e após 5 minutos. removido com uma esponja úmida. A ausência de odor pungente, excepcional eficiência e economia são as características do produto. Ao mesmo tempo, a garrafa custa apenas 170 rublos. Há uma desvantagem - não há dispensador.
A limpeza do forno com qualquer preparação especializada requer que o forno seja lavado e ventilado. Você deve usar luvas ao trabalhar com produtos químicos domésticos. Você encontrará uma classificação dos melhores produtos para limpeza de fornos com avaliações, preços e instruções de uso. aqui.
Conselho
Todas as dicas são simples. No entanto sua implementação é obrigatória:
- desligue os fogões elétricos e feche a torneira dos fogões a gás antes de iniciar os procedimentos;
- ao utilizar produtos com odores agressivos, usar máscara;
- proteja as mãos com luvas;
- evite colocar qualquer produto em contato com os olhos;
- não se esqueça de ventilar o forno após terminar o trabalho;
- excluir objetos perfurantes, cortantes e duros dos meios disponíveis;
- siga rigorosamente as instruções de dosagem e duração da exposição.
Vídeo sobre o tema do artigo
Este vídeo falará sobre como limpar o forno com ácido cítrico:
Conclusão
Depois de ler as recomendações para a limpeza do forno e decidir a escolha do produto mais adequado, não se esqueça que a utilização de produtos especializados nem sempre é mais eficaz e segura do que os produtos caseiros. Um exemplo notável disso é o uso de ácido cítrico.