O metal tem uma série de vantagens, razão pela qual é tão popular em vários campos. No entanto, uma das qualidades negativas é considerada a suscetibilidade à corrosão.
Para combater essa deficiência, foi criado um conversor (modificador) de ferrugem. Quando utilizado estritamente de acordo com as instruções, é garantida a remoção de produtos de corrosão e a prevenção de sua ocorrência no futuro.
Contente
O que é, para que serve, como funciona?
Um conversor de ferrugem é um composto químico.
Como funciona? Depois de aplicar na área danificada incluído na maioria dos modificadores ácido ortofosfórico afeta óxidos de ferro, especialmente óxido de ferro (III).
Como resultado da reação química, uma barreira protetora é criada pela conversão de produtos de corrosão.
Se o conversor contiver compostos de zinco, o princípio de operação será diferente. Os átomos de zinco combinam-se com o oxigênio, formando assim um filme. Fornece proteção e evita a formação de ferrugem no futuro.
Componentes adicionais também participam da reação química, responsáveis por garantir o estado inativo da camada protetora formada na superfície.
Você pode descobrir o que é um conversor de ferrugem de zinco e como ele funciona. aqui.
Variedades
Existem muitas opções de conversores de ferrugem. Cada um deles difere em composição e princípio de interação com produtos de corrosão.
Os principais tipos incluem:
- Simples. A base é um ingrediente ativo - ácido fosfórico. O bloqueio do processo de oxidação é conseguido através de uma reação química com elementos de corrosão. Compostos inativos estáveis são formados. A desvantagem é a necessidade de remover resíduos de ácido que não reagiram após a utilização do conversor. Caso contrário, causarão ferrugem.
- Difícil. A composição inclui vários ingredientes ativos: ácido fosfórico, sais de zinco e manganês. Como resultado da decomposição dos óxidos de ferro sob a influência do ácido fosfórico, formam-se fosfatos. Paralelamente a este processo, os sais reagem, é criada uma barreira protetora e os resíduos ácidos são neutralizados.
- Primário. Uma característica distintiva é a criação de uma camada de primer na superfície. Particularmente relevante antes da aplicação de tintas e vernizes.
Formulário de liberação: duas soluções. Um inclui ácido fosfórico, o segundo - sais. Antes do uso, as soluções são misturadas. O prazo de validade da mistura resultante é limitado a 5 dias.
- Neutralizante. É uma impregnação composta por uma base de tinta e substâncias (inibidores) que suprimem ou retardam o desenvolvimento do processo corrosivo. Depois de aplicar o conversor de ferrugem na superfície, os inibidores formam uma película protetora.
- Formação de filme a partir de compostos de petróleo. Existem duas gerações: I e II. As formulações de primeira geração incluem resinas poliméricas de petróleo, solventes, aditivos e vários inibidores. Após o tratamento de superfície, forma-se uma película protetora macia, que não possui alta resistência. Portanto, o revestimento precisa ser atualizado regularmente em termos de camada protetora.
As formulações de segunda geração distinguem-se pela presença de um solvente à base de água. Formam uma camada estável que garante proteção não só contra ferrugem, mas também contra danos mecânicos.
Recomendações de uso
Para melhorar a eficiência do conversor de ferrugem, deve ser aplicado corretamente. Recomenda-se uma certa sequência de operações.
Existem três etapas principais:
- Preparatório. Antes de aplicar o conversor, a superfície precisa ser limpa de poeira e sujeira. Em seguida, a área danificada deve ser desengordurada com solvente.
- Básico. Isto envolve tratar diretamente a superfície com um conversor de ferrugem.
Para isso, é necessário utilizar o produto mais adequado de acordo com a consistência e composição do medicamento para garantir a máxima cobertura da área danificada.
- Final. Envolve a remoção de resíduos do conversor após uma reação química, se exigido pelas instruções de uso deste medicamento. Alguns produtos não precisam ser lavados.
Um pré-requisito também é medir a espessura da camada de ferrugem. O parâmetro aceitável é 0,1 mm.
Como lavar?
Alguns conversores de ferrugem não precisam ser removidos após a aplicação.Contudo, a maioria das formulações requer a remoção de resíduos da superfície tratada. Caso contrário, ocorrerá o efeito oposto - aparecerá ferrugem.
Existem várias dicas úteis sobre como e como lavar o modificador ferrugem:
- O conversor deve ser lavado após a secagem da superfície tratada;
- Recomenda-se o uso de produtos especiais - removedor de silicone ou aguarrás;
- na falta de um produto especial, pode-se usar sabão em pó, que neutraliza o ácido que não reagiu;
- após a retirada do conversor restante, a superfície deve ser bem enxaguada com água;
- a umidade deve ser removida com um pano seco.
Recomenda-se preparar tudo o que você precisa com antecedência para lavar o modificador em tempo hábil. Isso garante não só a remoção da ferrugem, mas também a ausência de vazamentos no conversor. Ele lhe dirá como lavar o conversor de ferrugem. esse artigo.
Regras de seleção
Antes de adquirir um modificador de ferrugem, é recomendável analisar a finalidade de seu uso posterior, pois cada medicamento interage de forma diferente com o metal.
Para restaurar a superfície danificada do corpo, recomenda-se optar por um primer. Caso seja necessário tratar áreas que não estão sujeitas a maiores manchas, a melhor opção são produtos com adição de estabilizadores especiais.
O custo, via de regra, é um pouco maior, mas o resultado é uma ordem de grandeza superior ao de empresas pouco conhecidas.Isso se explica pelos constantes testes dos produtos, controle de todas as etapas da criação do produto por fabricantes renomados.
O formulário de liberação também deve ser levado em consideração.. Antes de pintar é aconselhável utilizar uma composição concentrada. Se a área a ser tratada for grande, é aconselhável optar pelo aerossol. Isso simplificará muito o processo de inscrição.
Preço e onde comprar?
Existe uma grande variedade de conversores de ferrugem no mercado.
A opção mais econômica custa cerca de 100 rublos. O preço dos modificadores caros varia de 4.000 a 4.500 rublos. Uma diferença tão significativa é explicada pelo fabricante, composição e volume.
Escolhida a opção adequada, você pode encomendá-la online ou adquiri-la em uma loja especializada. Neste caso, deve-se dar preferência a vendedores com boa reputação. Isso funciona como uma espécie de garantia para a compra de um produto de qualidade.
Os 5 melhores
Ao escolher um conversor de ferrugem, você também deve levar em consideração a demanda do mercado. Via de regra, quanto mais popular o produto, mais eficaz ele é..
Os 5 melhores modificadores são os seguintes:
Nome | prós | Desvantagens | Preço |
Tsinkar | elimina produtos de corrosão, forma uma película protetora | altamente tóxico | 500ml? 180 rublos |
Sonax | converte a ferrugem em uma camada de primer estável | deve ser aplicado em duas camadas | 125ml ? 675 rublos |
Alta velocidade | facilidade de uso, capacidade de processar locais de difícil acesso | alto teor de ácido, a composição pode corroer a pintura | 255g? 700 rublos |
Würth | ecológico, evita a corrosão de forma confiável | o contato com a superfície pintada é inaceitável | 1 litro? 3.510 rublos |
Louro | não contém ácidos agressivos, remove ferrugem em grandes áreas | Requer reaplicação para melhorar a eficácia | 480ml ? 225 rublos |
Os modificadores acima provaram ser os melhores. De acordo com as avaliações, eles removem com eficácia os produtos de corrosão. Ao mesmo tempo, o custo é bastante adequado. A classificação dos melhores conversores de ferrugem é apresentada em esse publicações.
É possível fazer você mesmo um modificador de ferrugem?
Se for impossível comprar um modificador, você mesmo pode fazer. A maneira mais simples é misturar ácido fosfórico com água na proporção de 6:4. No entanto, encontrar ácido às vezes é bastante difícil.
Neste caso, você pode usar a seguinte receita:
- 1,5-2 litros de água fervida;
- 1,5-2 litros de ácido cítrico ou oxálico;
- 15g de bicarbonato de sódio.
Primeiro você precisa misturar os dois primeiros ingredientes. Depois disso você deve adicionar refrigerante. A reação dura cerca de 35 minutos. O conversor está pronto para uso.
Recomenda-se aplicar a solução resultante na área danificada com um pano feito de materiais naturais.. Durante o processo, é necessário garantir que a superfície permaneça molhada por pelo menos 15 a 20 minutos.
Você pode aprender como fazer um conversor de ferrugem sozinho aqui.
Precauções de segurança
Ao utilizar conversores de ferrugem, independente da composição e fabricante, devem ser observados cuidados de segurança.
Principais eventos:
- Antes do uso, recomenda-se testar o produto em partes desnecessárias para evitar efeitos indesejados.
- Todos os trabalhos devem ser realizados em área bem ventilada ou ao ar livre. Isto reduzirá o impacto de substâncias tóxicas no corpo humano.
- Ao tratar uma superfície com um modificador de ferrugem, você deve usar luvas de borracha, óculos de segurança e máscara ou respirador. A área de áreas abertas do corpo deve ser mínima. Já o contato com a pele pode causar queimaduras.
Você pode aprender como usar corretamente um conversor de ferrugem Aqui.
Conclusão
O conversor de ferrugem é um meio bastante eficaz de combater a corrosão. Consequentemente, a composição pressupõe a presença de componentes tóxicos e agressivos em graus variados.
Para não prejudicar a sua saúde, é recomendável escolher modificadores comprovados, observe as precauções de segurança durante o uso.