Os entusiastas de automóveis podem nem pensar nas regras de armazenamento de óleos de motor. Mas este produto tem condições de armazenamento e prazos de validade claramente definidos.
Se o fluido não atender a todos os requisitos, pode danificar o motor e outros componentes do carro.
Falaremos sobre os termos e regras de armazenamento de óleos automotivos a seguir.
Contente
Quanto tempo para armazenar?
Os óleos de motor são usados para reduzir o atrito entre as partes móveis dos motores, bem como para resfriamento. O produto é composto por óleos básicos e aditivos especiais.
Ao comprar, certifique-se de examinar a embalagem. O rótulo do recipiente indica o prazo de validade e a composição do produto.
O óleo mineral de quase todos os fabricantes deve ser usado dentro de 3 anos, óleo semissintético e sintético - em média dentro de 5 anos. Após a abertura do recipiente, o prazo de validade é de 3 anos se todas as condições de armazenamento forem atendidas.
Para óleo diluído em gasolina, o prazo de validade não passa de um ano. Mas é aconselhável usá-lo mais cedo - com 3 a 6 meses de antecedência. A transmissão, via de regra, tem prazo de validade de 5 anos.
Após o prazo de validade, mesmo que a embalagem original não tenha sido aberta, o líquido altera suas propriedades químicas. Seu uso pode afetar negativamente o funcionamento dos equipamentos e não é recomendado por especialistas.
O prazo de validade do óleo estabelecido pelo fabricante é uma forma de proteger o consumidor de possíveis quebras do motor, desgaste prematuro e, consequentemente, reparos dispendiosos.
O vídeo falará sobre a vida útil do óleo:
9 regras básicas
Seguir as regras permitirá preservar o óleo do motor sem comprometer suas características de desempenho.
As principais medidas de conteúdo do produto incluem o seguinte:
- Protegendo o produto de objetos estranhos, incluindo poeira e sujeira.
- Manter as condições de temperatura.
- Armazenamento em recipiente fechado. Isso evitará não apenas a entrada acidental de objetos estranhos, mas também a oxidação em contato com o ar.
- Proteção contra exposição à luz solar. Mesmo que os recipientes em que o produto é vendido tenham proteção solar, eles ainda precisam ser guardados em local escuro.
- Proteção contra contato com água. Quando a água entra no óleo do motor, inicia-se o processo químico de formação de compostos insolúveis.
Como resultado, o produto torna-se inutilizável e deve ser eliminado.
- Não é recomendado submeter a embalagem a vibrações.
- O recipiente de armazenamento não deve estar danificado.
- O ambiente escolhido para armazenamento deve ser ventilado.
- Não deve haver fontes de calor por perto.
Motor
O óleo de motor é um dos tipos de óleo de motor. Na sua essência, é um lubrificante. Quando utilizado corretamente, evita forte atrito entre as peças.
Eles podem ser de 3 tipos:
- Sintético.
- Mineral.
- Semi sintético.
A faixa de temperatura permitida no local de armazenamento é de +18°C a +40°C, o valor ideal é em torno de +22°C. Com uma diminuição significativa da temperatura, e ainda mais durante o congelamento, a estrutura do óleo começa a mudar. Se o recipiente estiver em local frio, recomenda-se agitá-lo antes de usar.
Produto diluído em gasolina
O armazenamento de óleo diluído em gasolina deve ser organizado de acordo com as normas.
O contêiner deve ser:
- confiável,
- fechando firmemente,
- impermeável ao ar e à luz.
A mistura deve ser guardada em local seco e fresco, com boa ventilação. A temperatura do ar deve estar preferencialmente em torno de +20°C. Por se tratar de uma substância inflamável, é necessário observar todos os cuidados de segurança ao trabalhar com ela.
Para transmissões
Os óleos de transmissão são óleos usados para lubrificar:
- mecanismos de direção,
- casos de transferência,
- caixas de velocidades, etc.
Eles:
- Proteja os componentes da corrosão.
- Evita o desgaste dos componentes.
- Lubrifique as peças em atrito.
- Reduza as cargas de choque.
É aconselhável manter esse fluido técnico em sua embalagem original sem abri-la até que seja necessário.
Como outros fluidos lubrificantes especiais, o óleo de engrenagem exige o cumprimento das condições de armazenamento.
Os principais requisitos são:
- secura da sala;
- proteção da luz;
- temperatura do ar entre 10-25°C;
- estanqueidade do recipiente.
Evite a exposição a temperaturas negativas.
Gasto
O óleo requer substituição periódica. Com o tempo, começa a perder suas qualidades de desempenho - seu efeito lubrificante diminui.É necessária uma substituição programada (uma vez por ano), mesmo que não tenha havido muitas viagens e a quilometragem tenha sido inferior a 10.000 km.
Uma vez drenado de um veículo, não precisa necessariamente ser descartado. O óleo pode ser processado ou pode ser usado como lubrificante, por exemplo, para:
- ferramentas de jardim,
- fechaduras,
- máquinas de costura,
- e também como agente anticorrosivo para proteger as soleiras do seu carro contra ferrugem, etc.
Independentemente do planejamento de uso posterior, o fluido técnico já drenado requer precauções durante a operação. Isto se deve às suas propriedades tóxicas e fácil inflamabilidade. Se a manutenção do carro for feita em uma oficina mecânica, o posto de gasolina cuidará do problema com óleo usado.
Conclusão
Para evitar que o óleo do motor se deteriore antes do prazo de validade, é recomendável seguir todas as regras de armazenamento. É aconselhável adquirir apenas um produto de qualidade, e use todos os fluidos técnicos estritamente para a finalidade pretendida.