Dicas e segredos sobre como armazenar tomates maduros em casa
Os tomates vermelhos maduros são particularmente aromáticos e têm um sabor distinto e característico.
Prolongar o tempo de armazenamento desses vegetais é especialmente importante. Se tudo for feito corretamente, isso é bem possível.
A seguir, explicaremos como armazenar adequadamente os tomates maduros em casa.
Contente
Regras de armazenamento
Para armazenamento a longo prazo, os tomates que ainda não estão totalmente maduros são mais adequados. Vegetais muito maduros não são a melhor escolha, pois são mais suscetíveis a influências externas e armazenam pior. Os tomates maduros e totalmente amadurecidos não armazenam tão bem quanto os verdes.
A que temperatura?
Temperatura do ar onde os tomates maduros são mantidos não deve ultrapassar 10°C. Em taxas altas, os frutos começarão a amadurecer demais e a perder umidade. Se a temperatura for inferior a 0°C, os vegetais podem congelar.
Umidade
As condições mais favoráveis para o armazenamento do tomate incluem um nível de umidade em torno de 90%.
Iluminação
Para guardar tomates maduros, deve-se sempre escolher um local escuro. Os vegetais não devem ser expostos à luz artificial ou natural..
Ventilação
Para que os tomates fiquem bem, é importante garantir uma boa ventilação. Isto evitará a deterioração dos caldos de vegetais.
Preparação
Para que a colheita do tomate seja armazenada com sucesso, é necessário preparar os próprios frutos. Para armazenamento, é melhor escolher variedades de longa duração que tenham polpa e casca densas.
É melhor planejar o processo de colheita do tomate em um dia quente e seco.. Isso contribuirá para seu melhor armazenamento. A próxima etapa é classificar por tamanho. É aconselhável armazenar os frutos grandes separadamente dos pequenos.
Todos os vegetais coletados devem ser classificados, removendo os espécimes estragados e muito maduros. Os tomates rejeitados devem ser processados.
É necessário coletar os tomates dos canteiros antes que a temperatura do ar caia abaixo de +4°C.
Qual é o melhor lugar para guardar frutas maduras?
Os tomates maduros ficam bem a uma temperatura de cerca de +10°C. Tais condições podem ser criadas em uma adega, porão, celeiro, varanda, etc. Além disso, você pode limpar cada fruta com álcool.
É possível na adega?
Se for destinada uma adega ou cave para armazenamento de vegetais, esta divisão deve ser preparada com antecedência. Antes de estocar, deve-se retirar os restos da colheita do ano passado, restaurar a ordem e desinfetar.
É conveniente colocar os vegetais em caixas de madeira ou plástico, cobertas com uma camada de papel ou palha no fundo.. Cada nova camada também deve ser separada com papel para que os vegetais não entrem em contato uns com os outros.
Não se deve colocar muitas camadas em cada uma das gavetas, pois os legumes podem ficar engasgados. É melhor se houver 3 ou até menos.
Os vegetais precisam ser verificados periodicamente, pelo menos uma vez por semana.. Isso é necessário para identificar e remover prontamente frutas estragadas.Para um armazenamento ainda melhor, recomenda-se embrulhar cada fruta separadamente em papel e colocar em uma caixa desta forma.
Em uma geladeira
Uma pequena quantidade de tomates maduros pode ser colocada na geladeira. Acredita-se que depois de entrarem nele, os frutos perdem parte do aroma.
A solução para o problema é retirá-los da geladeira com antecedência, antes de servir, para que os tomates tenham tempo de esquentar. Isto irá devolver-lhes o sabor e permitir que sejam utilizados frescos, por exemplo em saladas.
É melhor usar sacos de papel para embalagem., ou você pode embrulhar cada tomate separadamente em papel. Sacos de celofane só podem ser usados se tiverem orifícios adicionais para ventilação.
Em uma casa, apartamento
No calor de um apartamento, os tomates maduros deterioram-se rapidamente, especialmente se forem guardados na cozinha. Para armazenamento a longo prazo, é melhor encontrar um local mais adequado para eles.
Poderá usufruir da varanda envidraçada equipada, arrecadação ou outro local fresco e protegido da luz.
Se houver muitos tomates, você pode colocá-los em caixas ou caixas. Na loggia é possível, por exemplo, instalar grandes caixas de madeira com tampa.
Como conservar por mais tempo os tomates vermelhos maduros?
A vida útil do produto dependerá em grande parte de como o armazenamento é organizado. Existem vários métodos tradicionais básicos para conservar a colheita de tomates maduros.
Em caixas
Para colocação em cave, adega, garagem ou mesmo em loggia, normalmente são utilizadas caixas. Eles podem ser de madeira ou plástico.Se o material for plástico, a caixa deverá ter furos suficientes para garantir uma boa ventilação.
Você precisa colocar papel ou serragem no fundo do recipiente selecionado. E só depois disso os tomates são dispostos. Entre as camadas individuais também é necessário colocar papel ou usar serragem.
As caixas não devem ser preenchidas até o topo. Os vegetais devem estar contidos livremente neles. Como os tomates já estão maduros, não deve haver muitas camadas na caixa para que as fileiras de baixo não fiquem sufocadas com o peso total.
Em mostarda
Para manter os tomates frescos por muito tempo, você pode usar mostarda em pó. Procedimento:
- Lave e seque os tomates.
- Esterilize potes e tampas de metal.
- Despeje 2 colheres de sopa de mostarda em pó no fundo de cada frasco.
- Coloque os tomates em camadas, polvilhando-os periodicamente com mostarda. Continue até o topo.
- Enrole as latas.
Para um frasco de 3 litros você precisa de até 7 colheres de sopa de mostarda em pó.
Em sal
A decapagem é uma das maneiras mais simples de conservar tomates para uso futuro. Você pode usar frutas densas e ligeiramente maduras.
Procedimento:
- Lave os tomates.
- Seco.
- Pique os tomates grosseiramente.
- Coloque em potes preparados em camadas - cerca de 10 cm de pedaços de tomate e depois uma colher de sal.
- Repita o passo anterior até que o recipiente esteja completamente cheio.
- Feche o frasco com uma tampa.
Tal preparação deve ser armazenada em local fresco.
No freezer
O congelamento é uma forma confiável de conservar tomates por vários meses. Tomates maduros de pequenas variedades (por exemplo, cereja) podem ser congelados inteiros.
Os maiores e bem maduros - é melhor picar ou triturar no liquidificador. O método de processamento depende de como a peça será planejada para ser usada - em pizza, em molhos, etc.
Este vídeo falará sobre como congelar tomates:
No vácuo
A embalagem a vácuo permite prolongar significativamente o tempo de armazenamento dos tomates. Você pode usar sacos especiais e um dispositivo para bombear o ar ou uma receita usando uma lata.
Neste último caso você precisará de:
- jar diretamente com tampa,
- tomates,
- álcool,
- pavio e isqueiro ou fósforo.
Procedimento:
- Esterilize os frascos.
- Despeje 2 colheres de sopa de álcool isopropílico em cada um.
- Junte os tomates.
- Agite suavemente o pote para que todas as frutas sejam tratadas com álcool.
- Coloque o pavio na jarra.
- Acenda o pavio.
- Quando o álcool começar a queimar, feche rapidamente o frasco com uma tampa.
Este vídeo falará sobre como armazenar tomates em embalagens a vácuo:
Conclusão
É perfeitamente possível garantir o armazenamento mesmo de tomates muito maduros se você souber quais condições os vegetais precisam ser criados. Para prolongar ainda mais o tempo de armazenamento, você pode usar receitas de preservação.