De acordo com todas as regras: como conservar o tomate fresco e por quanto tempo?
Manter os tomates frescos por muito tempo não é uma tarefa fácil.
Para que o vegetal não se estrague rapidamente, é necessário criar as condições mais adequadas.
Neste artigo, mostraremos como armazenar adequadamente os tomates frescos em casa, por quanto tempo os vegetais são armazenados e a que temperatura.
Contente
Prazo de validade do tomate em casa
Quanto tempo durará a safra de tomate colhido depende de vários fatores. Os seguintes pontos desempenham um papel importante:
- variedade vegetal;
- cultivo adequado e coleta oportuna;
- qualidade dos tomates colhidos;
- escolha de um local de armazenamento;
- pacote.
Se for necessário conservar o tomate até a primavera ou mesmo até a próxima colheita, o processamento adicional é indispensável.
Onde guardá-lo?
A escolha do local de armazenamento dos vegetais é limitada, especialmente em um apartamento na cidade. Há mais oportunidades para residentes do setor privado.
No apartamento
Se não houver adega, você terá que procurar um local adequado para verduras no apartamento. Deve-se ter em mente que o tomate só fica bem em local fresco e protegido da luz.
Se você tem uma varanda, principalmente envidraçada, pode providenciar para que os tomates fiquem lá. É conveniente usar uma caixa de madeira para vegetais com tampa.Uma opção alternativa é um armário com portas para manter os vegetais no escuro.
Se for escolhida uma varanda, é necessário monitorar constantemente as condições da mesma. Caso contrário, a colheita pode começar a deteriorar-se e apodrecer, ou mesmo ser apanhada pela geada. As frutas devem ser colocadas em caixas ou caixas.
No próprio apartamento um local adequado para tomates pode ser, se disponível, uma despensa fresca ou um local no corredor. Se eles não estiverem disponíveis, você pode usar a geladeira para armazenamento de vegetais por longo prazo.
Em uma geladeira
Acredita-se que a geladeira não seja o melhor local para guardar o tomate, pois a temperatura nela é bastante baixa para esse tipo de vegetal. Enquanto estão nele, os tomates perdem parcialmente o sabor e o aroma. Mas se não houver outro local adequado e o apartamento em si estiver muito quente, você pode usar a geladeira.
Recomenda-se retirar os tomates guardados na geladeira 30-60 minutos antes de servir para que recuperem o aroma.
Este vídeo mostrará como armazenar tomates adequadamente na geladeira:
É possível na adega?
Se a casa tiver adega, esta pode ser utilizada para guardar legumes. Primeiro, deve ser desinfetado, os restos de alimentos antigos devem ser removidos e colocados em ordem.
Condições
O período de armazenamento depende em grande parte das condições em que os tomates estão localizados.A violação de apenas um indicador pode causar danos a toda a colheita.
A que temperatura?
Simplesmente não existe temperatura ideal para nenhum tomate. Este indicador difere significativamente dependendo do grau de maturação dos frutos enviados para armazenamento.
Se os tomates forem colhidos verdes, é melhor armazená-los a uma temperatura de +12°C a +15°C. Para frutos maduros lácteos que ainda não ficaram castanhos, uma temperatura de +8°C a +10°C é adequada.
Os tomates castanhos duram mais tempo a 4-6°C. Para tomates totalmente maduros, uma temperatura mais baixa também é adequada, mas deve ser superior a 0°C.
Umidade
A umidade do ar no local onde o tomate é armazenado deve ficar em média entre 85% e 90%. Se o valor for maior, os vegetais começarão a apodrecer e estragar. Se você estiver em um local com ar muito seco, ao contrário, o tomate começará a perder umidade e aparência.
Iluminação
O local onde os tomates são armazenados deve ser protegido da luz solar direta e da luz artificial.. Além disso, as caixas com tomates podem ser cobertas com estopa, papelão ou palha.
Ventilação
Uma boa ventilação no local onde os tomates são armazenados é imprescindível. Se esta regra não for seguida, a colheita irá deteriorar-se muito rapidamente.
Qual a melhor forma de guardá-lo para o inverno?
Para conservar os tomates pelo maior período de tempo possível, os seguintes requisitos devem ser levados em consideração:
- A colheita deve ser enviada para armazenamento somente após secagem e triagem.
- É melhor manter os tomates totalmente maduros separados dos verdes.
- Bananas, peras, berinjelas ou maçãs não devem ficar perto do local onde os tomates são armazenados.Isso se deve ao fato de liberarem substâncias que aceleram o processo de amadurecimento, o que leva ao amadurecimento excessivo do tomate e à sua deterioração.
- O estoque deve ser classificado periodicamente. Se forem encontradas amostras danificadas, elas deverão ser removidas.
- É aconselhável armazenar frutas grandes e pequenas separadamente.
- Não coloque muitas camadas de tomate em um recipiente. Quanto menos houver, melhor. Máximo - pode haver até cinco deles, e somente se os tomates não estiverem maduros demais.
- Os tomates são colocados em caixas ou caixas com o pedúnculo voltado para cima.
- Para reduzir a probabilidade de as frutas serem danificadas por micróbios, elas podem ser tratadas com álcool ou uma solução fraca de permanganato de potássio antes de serem enviadas para armazenamento.
Este vídeo falará sobre como armazenar tomates em embalagens a vácuo:
Conclusão
Armazenar tomates frescos de acordo com todas as normas permite prolongar a vida útil do produto. Ao mesmo tempo, suas propriedades benéficas, aparência e aroma atraente são preservados. Nos casos em que não seja possível organizar esse armazenamento, receitas de enlatados, congelamento, secagem e outras virão em socorro.