Risco de perda de sabor e aroma: o tomate pode ser guardado na geladeira e por quanto tempo?

foto52706-1Para manter o frescor dos alimentos, inclusive frutas e vegetais, é muito conveniente usar a geladeira. Mas esta opção não é adequada em todos os casos.

Existem algumas peculiaridades na hora de guardar o tomate em casa. É possível guardar o tomate na geladeira, por quanto tempo e por que dizem que isso não pode ser feito, contaremos mais adiante.

Os tomates são armazenados refrigerados?

Os tomates devem ser refrigerados? No calor de um apartamento na cidade, os tomates, especialmente se estiverem maduros, começam a deteriorar-se rapidamente. As temperaturas do ar suficientemente elevadas e a baixa umidade contribuem para que os frutos comecem a perder umidade e murchar.

As condições no refrigerador são: temperatura baixa, proteção da luz e nível adequado de umidade. Nesse local, os tomates podem permanecer por muito mais tempo do que apenas em um apartamento.

Mas estas condições não são ideais para o vegetal., que se conserva melhor em temperaturas de +12 a +15°C, máximo a +20°C. Portanto, a geladeira pode ser considerada uma opção caso não haja alternativas de onde guardar os tomates.

Por que é considerado impossível?

foto52706-2A peculiaridade do tomate fresco é a produção de compostos voláteis pela fruta, que tornam este produto especialmente aromático e saboroso. Quando a colheita é colocada num frigorífico a uma temperatura de cerca de +7°C, a produção destes compostos é reduzida.

As baixas temperaturas levam à destruição dos ácidos e açúcares contidos no vegetal.. Como resultado, os tomates tornam-se menos saborosos e aromáticos.

Imediatamente após a fruta ser retirada do local fresco, ela praticamente não cheira. Depois de atingir a temperatura ambiente, o aroma retorna.

Validade

Quanto tempo duram os tomates na geladeira? Na geladeira, os tomates frescos podem durar em média de 3 dias a uma semana. Com o armazenamento mais prolongado, mesmo os frutos inicialmente densos e não muito maduros começam a perder a qualidade e a murchar.

O período de tempo que os vegetais mantêm as suas qualidades é influenciado por vários factores. Incluindo o seguinte:

  • estado inicial do fruto;
  • manter condições estáveis ​​no local de armazenamento;
  • tipo de embalagem;
  • proximidade com outros produtos.
Quando perto de peras, bananas ou maçãs os tomates frescos começarão a estragar muito rapidamente. Portanto, é tão importante evitar essa “vizinhança”.

Qual é correto?

Se você não conseguir reservar outro local além da geladeira para os tomates, tente organizar as condições de armazenamento mais corretas para eles.

A que temperatura e em que compartimento?

A temperatura média na geladeira é de cerca de +7°C. Isso é um pouco menor do que o recomendado para tomates, mas bastante aceitável. É aconselhável que os tomates encontrem um lugar no compartimento de vegetais, pois para eles é o local mais adequado para os caldos de tomate.

Preciso embrulhá-lo em alguma coisa?

foto52706-3Sacolas plásticas são o tipo de embalagem mais popular. Mas não é adequado para tomates.

Se possível, o produto trazido da loja deve ser imediatamente transferido para um saco de papel. Melhor ainda - embrulhe cada fruta separadamente em papel. Uma abordagem alternativa é colocá-lo em uma caixa de papelão.

Se os tomates forem colocados na geladeira em um saco plástico, furos adicionais deverão ser feitos nele. Isso evitará a condensação e prolongará a vida útil.

Qual é a melhor maneira de estilizá-lo?

Recomenda-se embalar os tomates de forma que fiquem soltos, sem apertar.

Os vegetais não devem ser empilhados em muitas camadas. Quanto menos houver, melhor. Isso reduzirá a probabilidade de os tomates engasgarem.

Este vídeo mostrará como armazenar tomates adequadamente na geladeira:

Como restaurar o sabor de um vegetal?

Em algumas situações não é possível encontrar o local ideal para o tomate. Mas mesmo depois de estarem na geladeira, no compartimento de vegetais, seu aroma diminui e o sabor adquire notas herbáceas.


A solução para o problema é retirar os tomates da geladeira antes de servir, com pelo menos um quarto de hora, mas melhor ainda, com várias horas de antecedência.

Depois que os tomates são retirados da geladeira, eles são colocados em local protegido da luz. Por cima – recomenda-se cobrir com um guardanapo. Após o aquecimento do vegetal, a produção de substâncias voláteis aromáticas será restaurada.

Mesmo variedades geneticamente modificadas ou compradas no inverno, que praticamente não têm aroma, podem ficar mais perfumadas de uma forma simples.

Procedimento:

  1. foto52706-4Aqueça a água a 50°C.
  2. Coloque os tomates nesta água por um quarto de hora.
  3. Retire da água e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
  4. Corte os tomates grosseiramente, por exemplo em rodelas.
  5. Coloque as fatias em uma tigela.
  6. Adicione (com base em 4 tomates): ? colher de chá açúcar, ? colher de chá sal.
  7. Despeje 1 colher de sopa. eu. óleo vegetal.
  8. Misturar.
  9. Deixe descansar por 10 minutos.

Depois disso, os tomates podem ser utilizados em saladas ou outros pratos.Mesmo que não fiquem iguais aos que acabaram de ser colhidos na horta, ficarão claramente mais aromáticos e saborosos após o processamento.

Conclusão

Armazenar o tomate na geladeira é uma das opções possíveis para prolongar a vida útil do produto. Para preservar ao máximo o sabor e o aroma do tomate, é aconselhável seguir todas as regras de colocação dos estoques de vegetais e suas embalagens.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas