Dicas úteis sobre como armazenar corretamente rodas com e sem aro na garagem
A maioria dos proprietários de automóveis tem dois conjuntos de pneus - verão e inverno. Ao mesmo tempo, torna-se relevante a questão do armazenamento de um kit que não está em uso.
A manutenção adequada garante que a borracha seja mantida em ordem para que não se deteriore, e isso pode acontecer até mesmo em uma estação.
Como guardar pneus com ou sem aro na garagem, continue lendo.
Contente
Regras básicas para armazenamento de pneus de verão e inverno
As regras gerais para armazenamento de borracha são claramente definidas e regulamentadas pelos padrões GOST R 54266-2010.
Os padrões europeus, incluindo os russos, exigem o cumprimento de uma série de parâmetros:
- armazenamento em faixa de temperatura de -30°C a +35°C;
- manter a borracha a pelo menos 100 cm de dispositivos de aquecimento (de preferência com telas);
- utilização de superfícies planas para armazenamento;
- evitando contato com objetos pontiagudos;
- garantindo secura na garagem;
- proteção contra a penetração da luz solar (se a garagem tiver janelas é melhor pintá-las ou pintá-las);
- pneus grandes são armazenados sem ficar em pé e sob pressão interna de 80 a 100 kPa;
- Pneus com largura igual ou superior a 21,5 cm devem ser armazenados na vertical;
- com largura de pneu de até 20,5 cm, é possível o armazenamento em pilhas (com altura total não superior a 200 cm).
Tais condições podem ser fornecidas na garagem.Se os pneus tiverem de ser mantidos no exterior por qualquer motivo antes de serem colocados na garagem, devem ser protegidos da luz solar direta e da precipitação.
Recursos dependendo da época do ano
Guardar pneus na garagem é adequado tanto para conjuntos de inverno como de verão. O principal requisito é o cumprimento do regime de temperatura.
Inverno
No inverno, os pneus de verão costumam ser guardados na garagem. Não é aconselhável que a sua manutenção fique exposta a baixas temperaturas. A melhor opção é até 0°C. Neste caso, o espaço da garagem deve estar seco, sem risco de condensação.
Verão
No verão, os pneus de inverno costumam ser guardados na garagem. Ele foi originalmente projetado para dirigir um carro durante a estação fria. Se a garagem estiver fresca, estas são as condições ideais.
Os próprios pneus não devem ser expostos à luz solar ou ao calor de dispositivos de aquecimento. A melhor opção é manter os pneus nos aros.
É possível guardar pneus em câmara fria no inverno?
Uma garagem sem aquecimento pode ser usada para guardar pneus de verão e de inverno, mas com reservas. É importante manter a temperatura nesta sala até -30°C. Se não houver geadas fortes, esta opção é uma das mais adequadas para o uso diário.
Em que posição, deitado ou em pé?
Um dos pontos importantes na hora de organizar o processo de armazenamento de pneus em uma garagem é garantir que não haja deformações.Com base nisso, espaços apertados cheios de ferramentas, latas e lixo são completamente inadequados para armazenamento.
Também é importante que, independentemente de como os pneus estejam posicionados na parte superior, eles não sejam pressionados por outros objetos. Os métodos de armazenamento mais populares:
- suspenso (na parede);
- de pé;
- deitado.
As restrições ao método de armazenamento dependem principalmente do fato de os aros possuírem borracha ou não.
Preparação
A preparação de pneus para armazenamento em garagem envolve vários procedimentos. Seguir regras simples ajudará o proprietário do carro na futura “troca de calçado” do carro e prolongará a vida útil dos pneus, por isso não devem ser negligenciados.
As atividades recomendadas incluem:
- Marcação dos pneus removidos em relação à sua posição no carro (por exemplo, ZP - traseiro direito, PL - dianteiro esquerdo, etc.). Na instalação posterior, eles podem ser trocados para que o desgaste seja mais uniforme.
- Limpe a sujeira dos pneus, inclusive removendo todas as pequenas pedras das bandas de rodagem.
- Envie apenas borracha seca para armazenamento.
- Determine antecipadamente o local de armazenamento e o tipo de localização dos elementos removidos (deitados, pendurados, etc.).
- Verificação da integridade quanto a perfurações ou cortes.
Tipo de pneu
Você pode guardar pneus de carro na garagem com ou sem aro. Dependendo disso, será determinado quanto espaço livre será alocado para armazenamento e se será necessário usar equipamento adicional (por exemplo, suportes).
Sem discos
Armazenar pneus em garagem sem aros requer preparação preliminar obrigatória da borracha. Quando posicionados verticalmente durante a manutenção, devem ser girados periodicamente, 20° é suficiente.
Quando colocados lado a lado, eles não devem ser pressionados um contra o outro ou objetos estranhos. Isso evitará a deformação dos pneus.
A peculiaridade de encontrar pneus sem aro em uma garagem é que eles não devem ser pendurados. Se estiverem empilhados, é possível manter a borracha nesta forma apenas por um curto período de tempo - até um mês.
Com discos
Os pneus com aro são rodas completas, que devem ser preferencialmente armazenadas apoiadas na borda. Esta abordagem evitará possíveis deformações devido à carga.
Uma opção ainda melhor é pendurar os pneus retirados do carro.. A pressão nas rodas precisa ser reduzida, de preferência para uma atmosfera e meia.
Os pneus e jantes removidos devem ser pré-marcados para que possam ser colocados num local diferente no futuro e para evitar desgaste irregular da banda de rodagem.
Uma opção alternativa é armazená-los empilhados, uns sobre os outros. A altura da estrutura não deve ultrapassar dois metros.
Adaptações
Será mais conveniente organizar o armazenamento sazonal de pneus se você usar racks e suportes especiais. Os seguintes requisitos se aplicam a equipamentos adicionais:
- Força - a capacidade de suportar facilmente (com margem) a carga.
- Segurança. Os pneus dos carros devem ser posicionados de forma segura - sem risco de queda.
- Atende aos requisitos de armazenamento de borracha - sem cantos vivos, bordas afiadas de prateleira, etc.
Uma das maneiras de organizar o armazenamento em estado suspenso é mostrada no vídeo:
Aula magistral sobre como fazer um dispositivo para armazenar rodas:
Casos
O objetivo das coberturas dos pneus é evitar a condensação e proteger contra influências externas. Para facilitar o movimento, é desejável que sejam fornecidas alças.
Não é permitida a utilização de polietileno como material para fabricação de tampas de rodas com discos, pois não permite a passagem de ar. Eventualmente, o metal enferrujará. Uma capa separada é usada para cada roda.
Agentes de pré-tratamento
Antes de armazenar os pneus, eles são preparados. As medidas obrigatórias incluem o tratamento com meios especiais. Contêm componentes químicos que permitem preservar melhor as rodas e evitar que a borracha rache e deforme.
Você pode ver como é feito o processamento no vídeo:
Erros e suas consequências
Se durante o armazenamento por vários meses os pneus do carro foram mantidos violando as regras, no início da temporada, ele pode simplesmente “não sobreviver” - sua vida útil será drasticamente reduzida.
A borracha, como material, é altamente sensível à luz solar, mas também reage mal às mudanças de temperatura, ao ar muito seco ou, inversamente, à umidade constante.
Se você armazenar pneus em condições desfavoráveis, então isso pode facilmente levar às seguintes consequências:
- queda na resistência do material;
- ressecamento da borracha, até aparecimento de fissuras;
- corrosão se os discos foram armazenados em locais com alta umidade;
- deformação, com queda acentuada no desempenho;
- aceleração do desgaste.
A violação das regras de armazenamento de pneus pode não apenas prejudicar o humor do proprietário do carro no futuro e comprometer a segurança ao dirigir, mas também colocá-lo diante da necessidade de comprar um conjunto de pneus novo e caro.
Conclusão
Armazenar rodas em uma garagem é a opção mais popular para guardar pneus de automóveis entre as estações. Ao colocar em prática as regras de manutenção dos pneus, você pode prolongar sua vida útil e evitar preocupações com sua condição.