O que é a limpeza catalítica do forno e como é feita corretamente?
Limpar o forno de gordura e alimentos queimados é uma das tarefas domésticas mais demoradas. Para facilitar a limpeza, os fogões modernos utilizam processos de catálise, pirólise e hidrólise.
O método mais eficaz é considerado a limpeza catalítica do forno, que permite oxidar a gordura diretamente durante o processo de cozimento - explicaremos o que é mais tarde.
Contente
O que isso significa?
Catálise é a aceleração de um processo químico que ocorre sob a influência de uma substância específica (catalisador). Durante a reação, essa substância não altera suas propriedades e composição, o que garante a possibilidade de uso repetido.
Os produtos finais desta reação são carbono e água, mas outras substâncias orgânicas também podem se formar se a temperatura for muito baixa. Depois que o forno esfriar a sujeira pode ser removida com uma esponja ou pano de microfibra.
Para facilitar a limpeza, painéis especiais são instalados nas paredes do aparelho. São tratados com esmalte, que possui poros dilatados e contém uma substância catalítica. A superfície porosa aumenta a área de contato entre a gordura e o reagente. Compostos de cério, cobre, cobalto e manganês atuam como catalisadores.
Os catalisadores não se misturam com os produtos da reação, portanto, cozinhar em forno com esmalte especial é totalmente seguro.
Como é feita a limpeza do forno?
A limpeza catalítica não requer preparação específica. Durante o cozimento, pequenas gotas de gordura caem nas paredes do forno e se distribuem pela superfície porosa, que absorve a sujeira.
A oxidação começa em temperaturas relativamente baixas (de +140...150°C), mas ocorre mais eficazmente a uma temperatura de +200...250°C.
A decomposição lipídica ocorre simultaneamente com a preparação dos alimentos. Mantendo a temperatura necessária, o catalisador oxida a gordura e a sujeira aderidas até que uma nova camada se assente.
Ao final do processo você deve:
- espere o forno esfriar completamente;
- retire a grelha ou assadeira;
- limpe os painéis de trabalho com uma esponja ou pano macio;
- lave outras superfícies.
Se necessário, você pode adiar a limpeza do forno e começar imediatamente a cozinhar outro prato. Podem ser necessários vários ciclos de limpeza para remover camadas antigas e espessas de graxa.
Estas limitações devem-se não só ao custo dos painéis, mas também à sua instabilidade à glicose. Se o esmalte também cobrir o fundo do forno, pingar suco doce ou caramelo pode danificar o revestimento.
Termos de uso
Para manter a funcionalidade dos painéis catalíticos você precisa de:
- Se açúcar ou laticínios entrarem em contato com a superfície, limpe as manchas o mais rápido possível com uma esponja macia e úmida.
- Não utilize esfregões duros, raspadores de metal ou produtos à base de ácidos para limpar o forno.
- Evite o contato de objetos metálicos pontiagudos e esmalte.
- Escolha géis e produtos líquidos para limpeza e, imediatamente após a oxidação catalítica, limpe o revestimento somente com uma esponja úmida sem detergente.
Se necessário, os painéis catalíticos podem ser limpos com produtos de limpeza à base de álcalis e surfactantes.
Prós e contras do método
Método catalítico de limpeza de forno tem uma série de vantagens:
- a limpeza da sujidade pode ser combinada com a cozedura, uma vez que a temperatura de funcionamento da oxidação catalítica varia entre +200°C;
- o processo de catálise não requer grandes quantidades de eletricidade ou gás;
- os reagentes em esmalte são totalmente seguros para os produtos;
- a catálise remove não apenas a gordura fresca, mas também a gordura velha, por isso não é necessário cozinhar em temperaturas máximas o tempo todo;
- os fornos com sistema de limpeza catalítica podem ser elétricos ou a gás.
O custo de tais dispositivos varia dependendo do fabricante, potência e configuração do painel. Fornos com limpeza catalítica estão disponíveis em todas as categorias de preços.
As desvantagens do método incluem os seguintes aspectos:
- este método destina-se apenas à remoção de gordura, mas é ineficaz contra outros tipos de contaminantes (açúcar, proteína do leite, etc.);
- os painéis têm vida útil curta (200-300 horas), após a qual precisam ser substituídos;
- Para uma limpeza eficaz, você precisa ativar regularmente o modo de alta temperatura.
Qual método é melhor - mecânico, a vapor, manual ou pirólise?
Além da catálise, o sistema de purificação pode ser baseado nos seguintes processos:
- hidrólise de gorduras;
- remoção mecânica de contaminantes (método tradicional);
- pirólise;
- rejeição de moléculas de gordura por uma superfície lisa e não porosa (esmalte de fácil limpeza).
Vantagens e desvantagens de outros métodos de purificação em comparação com a catálise:
Método | uma breve descrição de | Vantagens | Imperfeições |
Pirólise | Queima completa de gordura em temperaturas de até 500°C | É altamente eficiente. Não há necessidade de alterar os painéis de trabalho | Requer muita energia. É necessária uma operação de aquecimento adicional. Tem um custo alto. É necessário um sistema de travamento de porta confiável |
Hidrólise | Amolecimento de gordura com vapor de água a 90°C | Pode ser usado nos modelos de forno mais simples e econômicos. Sem peças de reposição. Ocorre em baixas temperaturas. Pode ser usado para qualquer tipo de contaminação | Aquecimento adicional com vapor e limpeza mecânica são necessários posteriormente. A gordura é removida somente após o resfriamento das superfícies. Ineficaz contra gordura velha |
Esmalte fácil de limpar | Limpeza manual da superfície com esponja macia | O revestimento é resistente a ácidos e açúcar. O esmalte protege todas as superfícies internas do forno | Este esmalte é mais sensível a arranhões e danos e não pode ser substituído. Se o revestimento estiver danificado, ocorre corrosão do metal base |
Tradicional | Limpeza mecânica com esponja e soluções de sabões e álcalis | Pode ser usado em todos os tipos de fornos. Não requer revestimento especial. A eficiência não depende da natureza da contaminação | O uso de abrasivos pode danificar a camada anticorrosiva. Trabalho intensivo e baixa eficiência. Requer proteção para as mãos devido ao uso de álcalis |
Alguns modelos de forno estão equipados com sistema de limpeza por hidrólise catalítica, o que facilita a limpeza de todas as superfícies mesmo em baixas temperaturas. Leia sobre limpeza por hidrólise Aqui, sobre tradicional - aqui.
Avaliações
Sistema de limpeza catalítica tem críticas em sua maioria positivas. Os consumidores notam que reduz significativamente a duração e a complexidade da limpeza, embora os painéis não cubram todas as superfícies do forno.
Apesar da menor eficiência em relação à pirólise e da necessidade de substituição dos painéis, a catálise tem a grande vantagem de poder combinar limpeza e cozimento.
Porém, com o uso frequente e cozimento de sobremesas, o sistema catalítico é menos benéfico que a hidrólise ou o esmalte de fácil limpeza.
Dicas úteis
Dicas úteis de operação fornos:
- Antes de limpar os painéis esmaltados, aplique um pouco de detergente nas áreas de difícil acesso com uma escova de dentes velha ou macia.
- Para manchas persistentes, aqueça uma assadeira no forno com água e um pouco de refrigerante, detergente ou amônia.
- Ao assar a +170…190°C, use papel alumínio, pergaminho ou uma capa para assar.
- Ao assar pratos doces, coloque uma assadeira adicional abaixo do nível da grelha principal.
Vídeo sobre o tema do artigo
O vídeo falará sobre a limpeza catalítica do forno:
Conclusão
A limpeza catalítica do forno é a quebra da camada de gordura depositada diretamente durante o cozimento. As principais vantagens deste método são a baixa intensidade de mão-de-obra e energia, segurança e eficiência em superfícies protegidas. As substâncias que aceleram a reação não entram nos alimentos, formam vapores e não alteram o sabor dos alimentos.