O que é a limpeza pirolítica do forno, como é feita corretamente?

foto44129-1A cozedura dos alimentos no forno é acompanhada de salpicos de gordura, sumo e formação de fuligem. Eles ficam nas paredes laterais, teto e portas.

Considerando que os fornos são utilizados principalmente em altas temperaturas, a sujeira gruda nas superfícies, dificultando a limpeza.

Hoje, os fabricantes oferecem fornos pirolíticos e parecem mágicos. Os fornos chamados autolimpantes realmente atendem às expectativas e são limpos com o mínimo de intervenção do proprietário.

O que é a limpeza pirolítica de fornos, como isso acontece, todos os fornos são pirolíticos por padrão? Você encontrará respostas para perguntas no artigo.

Princípio da pirólise

Um forno pirolítico usa uma abordagem semelhante à dos carros modernos, que retém partículas nocivas do escapamento e as queima até virar cinzas em temperaturas ultra-altas.

O forno também queima incrustações e gordura. Aquece até aproximadamente 500°C, o que carboniza a sujeira e vira cinzas. Este processo é chamado de pirólise, daí o nome.

Somente armários elétricos possuem esta função., porém, nem todo mundo o inclui no pacote. Com fogões a gás, a pirólise é impossível, pois não podem ser aquecidos a uma temperatura tão elevada.

Se você costuma assar carne ou vegetais, principalmente na grelha, o forno pirolítico é o que deve ter em casa.Este forno também é uma dádiva de Deus para pessoas alérgicas a produtos de limpeza. Ou simplesmente para quem é “alérgico” à limpeza em si.

Como é feita a limpeza do forno?

foto44129-2A autolimpeza é fácil de usar e requer esforço mínimo. Antes de ativar o processo automático, você precisa fazer uma coisa - retirar tudo do forno.

Precisa retirar:

  • grato,
  • assadeiras,
  • conjunto para assar espeto,
  • sonda de temperatura e utensílios de cozinha.

Em seguida, basta selecionar o programa desejado e a temperatura subirá para 500 graus. Assim que a função for iniciada, o forno trancará a porta e o processo terá início. Geralmente dura cerca de 3 horas, mas também estão disponíveis programas mais curtos para pequenas manchas.

Durante este tempo, o forno aquecerá a temperaturas muito elevadas, necessárias para queimar todas as substâncias no seu interior e transformá-las em cinzas. Assim que o processo de autolimpeza for concluído, o forno levará algum tempo para esfriar e desengatar a trava da porta. No final, resta terminar o trabalho - limpar as cinzas restantes com um pano úmido.

Em nenhuma circunstância deve limpar o forno pirolítico manualmente com substâncias abrasivas, como esponjas de arame, pois podem riscar a camada especial de esmalte. Se estiver danificado, não será mais possível utilizar a limpeza com segurança.

Prós e contras do método

A autolimpeza pirolítica é fácil de usar e requer esforço mínimo. É seguro, pois os fornos estão equipados com mecanismos que evitam lesões nos utilizadores.

Prós:

  1. Limpeza perfeita. O modo proporciona uma limpeza completa, pois remove todas as manchas - de gordura, molhos e até açúcar cozido.
  2. Facilidade.Após a limpeza pirolítica, basta a dona de casa limpar uma fina camada de cinza que sobrou da sujeira queimada e o forno ficará impecavelmente limpo.
  3. Econômico. Você pode executar um programa de limpeza imediatamente após o cozimento para aproveitar o calor do forno. Pode poupar energia adaptando o programa à quantidade de sujidade do forno. Se você limpar com frequência, serão necessários ciclos mais curtos.
  4. Segurança. O forno de pirólise está equipado com ventilador de refrigeração e isolamento reforçado. Durante a limpeza, a temperatura externa do forno permanece em torno de 60°C e em torno de 30°C quando aquecido a 200°C. A porta está sempre trancada, por isso o risco de queimaduras é mínimo.

Desvantagens:

  1. foto44129-3Preço Alto. O método de aquecimento exige um isolamento cuidadoso e equipamentos elétricos de maior qualidade, o que aumenta o preço dos fogões.
  2. Atitude atenciosa. As superfícies internas não devem ser limpas com panos duros ou pó abrasivo.
  3. Existem odores. Durante a limpeza pirolítica ocorre um cheiro de queimado, a cozinha deve ser bem ventilada.
  4. Requer manutenção. Se utilizar um eletrodoméstico por muito tempo ou se os painéis internos estiverem danificados, será necessário substituí-los por novos.

Sistemas alternativos

O método de pirólise é o mais eficaz para limpar fornos sujos, mas já estão disponíveis aparelhos de cozinha com outras tecnologias de limpeza. Cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Fornos catalíticos

Fornos com limpeza catalítica pode ser reconhecido pelas paredes internas porosas, ásperas ao toque. Os poros dos painéis esmaltados ou cerâmicos absorvem a gordura dos alimentos. Nos poros, respingos de graxa e outros contaminantes são destruídos pela oxidação em temperaturas acima de 200°C.

As vantagens deste método incluem a rapidez de limpeza: o dispositivo pode ser limpo ligando-o por 10 a 15 minutos após cada uso. Além disso, os fornos catalíticos são mais baratos que os pirolíticos.

Mas o forno catalítico nem sempre limpa manchas pesadas e elas devem ser removidas manualmente com esponja e desengordurante. Neste caso, substâncias abrasivas ou ensaboadas causam danos irreparáveis, as superfícies porosas perdem suas propriedades e necessitam de substituição.

Hidrolítico

foto44129-4Fornos com função de hidrólise limpo com vapor. Parece que este é um remédio simples, rápido e amigo do ambiente.

Baseia-se no efeito “banho de vapor”, combinando evaporação e condensação. A incrustação nas paredes fica macia e sai facilmente, facilitando a limpeza do forno.

A hidrólise é econômica e não requer grandes quantidades de energia. Mas não é automatizado, após o que o equipamento ainda precisa ser limpo manualmente e, o mais importante, o procedimento de limpeza deve ser realizado após cada cozimento. Leia sobre a limpeza do forno por hidrólise Aqui.

Dicas de uso

Aqui estão algumas recomendações gerais dicas de limpeza de forno que os usuários devem saber:

  1. Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de desconectar o equipamento da fonte de alimentação.
  2. Antes de limpar, certifique-se de dar tempo suficiente para que esfrie para remover as cinzas.
  3. Seria uma boa ideia adquirir o hábito de utilizar a função de autolimpeza pirolítica a cada 10 tempos de cozedura.
  4. Às vezes, a frequência da limpeza pode ser alterada, dependendo da sujidade do forno ou da duração do ciclo de limpeza anterior. Alguns fornos têm a opção de escolher um ciclo de 120 minutos ou um ciclo Eco, que dura 90 minutos.

Vídeo sobre o tema do artigo

Este vídeo falará sobre a limpeza pirolítica do forno:

Conclusão

Os fornos com funções de autolimpeza surgiram há relativamente pouco tempo, mas para as donas de casa atenciosas o método de limpeza não é um fator decisivo. Como antes, na hora de escolher um forno, preocupam-se mais com o aquecimento uniforme e o tempo de cozimento controlado de pratos caseiros e assados.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas