Recomendações de donas de casa experientes: é possível lavar louça com sabão em pó?
O sabão em pó é um produto multifuncional de composição simples e baixa alergenicidade.
Pelas suas boas propriedades saponificantes, pode ser utilizado não só para roupa ou higiene, mas também para lavar louça.
Para tornar a limpeza rápida e eficaz, é necessário levar em consideração a composição e as regras de uso do sabonete.
Diremos mais adiante como lavar a louça corretamente com sabão em pó.
Contente
Devo usá-lo para lavar?
Os géis e líquidos para lavar louça populares contêm surfactantes agressivos (surfactantes). Eles se dissolvem bem mesmo em água fria e removem rapidamente a sujeira, mas deixam uma película difícil de lavar nas superfícies. O uso regular de pequenas doses de surfactantes aumenta o risco de câncer, distúrbios gastrointestinais, alergias, etc.
Quando em contato com a água, o sabão se decompõe em ânions de ácidos graxos e cátions de metais alcalinos (sódio ou potássio). A parte hidrofóbica do ânion se liga a partículas de sujeira e gordura, e a parte hidrofílica combina-se com a água e transfere os complexos formados para uma solução, que é lavada com água. Os cátions alcalinos aceleram a dissolução das gorduras na superfície dos pratos.
Composição e propriedades
A composição e qualidade do sabonete são regulamentadas pelo GOST 30266-2017. De acordo com esta norma, só pode conter:
- sais de ácidos graxos,
- água,
- alcalino,
- refrigerante e substâncias insaponificáveis.
Para melhorar as características técnicas, é permitida a adição de breu, caulim, pastas de sabão, dióxido de titânio, etc.
Componentes do sabão e seus efeitos na lavagem de louça:
Nome | Contente | Como isso afeta |
Gorduras animais, vegetais e sintéticas (incluindo banha técnica) | 64-72% | Fornece dissolução de gordura e resíduos de alimentos |
Refrigerante (proporção de componente livre no produto acabado) | Até 1% | Aumenta a eficácia do sabão e promove a formação de espuma em água fria e dura |
Alcalino (soda cáustica) | Até 0,15-0,20% | Acelera a dissolução de gorduras, resíduos de alimentos, fuligem Soda e soda cáustica são componentes saponificantes |
Cloreto de sódio, sal de cozinha | Menos de 0,1% | Adicionado para fins técnicos para separar o núcleo do sabão durante o processo de cozimento |
Caulim (argila) | Menos de 0,5-1% | Reduz o efeito secante dos álcalis na pele |
colofónia | Menos de 0,5% | Melhora a solubilidade do sabão em água fria, promove a formação de espuma Retarda a oxidação dos ácidos graxos, aumentando a vida útil do produto |
Saboneteiras | Formados durante o processo de limpeza da massa de sabão, afetam a consistência da barra | |
Silicatos de sódio | Menos de 0,1% | Melhora as propriedades de limpeza em água dura, reduz a pegajosidade do produto após a adição de colofónia |
Dióxido de titânio, branco de zinco, peróxido de hidrogênio | Menos de 0,05% | Utilizado para branqueamento de barras; devido à baixa concentração, não altera as propriedades do sabão |
Antioxidante natural | Menos de 0,5% | Necessário para manter as propriedades do sabão durante o prazo de validade |
Como o produto é feito?
O método de produção depende dos requisitos do produto e dos componentes iniciais. Por exemplo, barras sólidas são produzidas com álcali de sódio e sabonete líquido é produzido com álcali de potássio.
O processo de fabricação consiste em várias etapas:
- saponificação - adição de uma solução alcalina a uma base gordurosa;
- ferver a mistura até ficar com cola de sabão;
- limpar o produto de impurezas insaponificáveis - salgar;
- operações finais (lavagem, moldagem, etc.).
Substâncias que melhoram a formação de espuma podem ser adicionadas no segundo ou terceiro estágio.
Tipos de detergente
Dependendo do conteúdo de gorduras saponificadas, várias categorias são diferenciadas sabão em pó:
- primeiro – 70,5-72%;
- segundo – 69-70%;
- terceiro – 64-65%.
A categoria está indicada na embalagem do produto e a proporção de ácidos graxos está indicada na própria barra. Recomenda-se a utilização de sabonete categoria 1 para lavar louça.
Como escolher?
Na hora de escolher, você precisa estar atento aos seguintes sinais:
- Superfície – liso, não pegajoso, sem fissuras, marcas de gordura ou depósitos brancos.
- Cor – do bege claro ao marrom, tonalidade uniforme (é permitida estrutura de mármore), sem impurezas sólidas estranhas.
- Cheiro – sabão específico, sem odores de gordura rançosa, peixe, etc.
- Composto – sem fragrâncias, fragrâncias, surfactantes.
Muitos fabricantes produzem sabonete líquido “Laundry”, que é anunciado como um análogo idêntico das barras sólidas.No entanto, contém não apenas gorduras saponificadas, mas também surfactantes agressivos (por exemplo, laureth sulfato).
Para a fabricação de produtos químicos domésticos, a melhor solução é o sabão, que é dominado por ácidos graxos insaturados. Devido à sua consistência macia e semelhante a uma pomada, o gel caseiro torna-se rapidamente homogêneo.
Devo usar o do bebê?
O sabonete para bebês contém até 80% de ácidos graxos saponificados, o que lhe confere boas propriedades de limpeza. Mas além de ingredientes naturais, a composição pode conter surfactantes, fragrâncias sintéticas, corantes e substâncias antibacterianas.
Assim, como base para produtos domésticos caseiros, é melhor usar sabão em pó de alta qualidade feito de acordo com GOST.
Prós e contras do uso de sabonete gel
Produtos à base de sabão em pó tem as seguintes vantagens:
- são facilmente removidos da superfície da louça sem deixar película tóxica;
- têm composição natural e não contêm alérgenos fortes;
- possuem propriedades anti-sépticas, adequadas para a desinfecção diária de utensílios domésticos e superfícies;
- caracterizam-se pelo consumo econômico e baixo custo;
- Devido à ausência de cloro, não agridem o meio ambiente.
Para as desvantagens sabão em pó inclui os seguintes aspectos:
- o produto resseca muito a pele;
- em água fria e dura, o sabão forma pior espuma, enxagua e dissolve a gordura (por exemplo, manchas esbranquiçadas podem permanecer em vidros);
- manchas complexas requerem imersão preliminar em solução de sabão e uso de abrasivo.
A ausência de surfactantes, corantes e fragrâncias agressivos reduz o risco de reações alérgicas, mas não o elimina completamente, por isso antes de usar o produto é necessário testar em uma pequena área da pele.
Receita de gel faça você mesmo
Como preparar o gel para pratos feitos com sabão em pó:
- Moa a barra de sabão com um ralador fino. Despeje uma pequena quantidade de água quente nas aparas e coloque o recipiente em banho-maria.
- Espere até que o sabão derreta completamente. Despeje mais 500 ml de água quente e mexa até ficar homogêneo. Retire a mistura do fogo.
- Despeje 10-15 ml de álcool etílico/furacilínico ou 25-30 ml de vodka na mistura. Este componente serve como conservante natural. Para evitar o ressecamento da pele, recomenda-se adicionar 2 a 4 colheres de sopa. eu. glicerina farmacêutica.
- Despeje o gel em um frasco de gargalo largo. Quando esfria, a massa engrossa muito, então um dispensador estreito pode dificultar a extração do gel.
Para molhar pratos e tratar superfícies muito sujas (assadeiras, caldeirões, etc.), deve-se usar uma pasta mais espessa. Ao prepará-lo, em vez de 500 ml de água, coloque no máximo 200-250 ml.
Para remover o cheiro característico de sabão em pó, você pode adicionar os seguintes componentes:
- óleos essenciais de limão, menta, tea tree;
- decocções de agulhas de pinheiro (em vez de água quente limpa);
- infusões de canela, cravo e outras especiarias;
- fragrâncias especiais para sabonetes artesanais, aromas alimentares naturais.
Não é recomendado o uso de suco de limão como fragrância, pois o ácido neutraliza o efeito dos componentes alcalinos.
Gel para lavar louça feito de sabão em pó e carbonato de sódio, receita de vídeo:
Como usar?
Ao usar sabonete gel, Várias regras devem ser seguidas:
- Antes de lavar, limpe a louça de resíduos de alimentos e enxágue com água quente corrente.
- Para amaciar a água dura, adicione uma pequena quantidade de refrigerante.
- Lave a louça em um recipiente grande com água quente (bacia, pia com ralo entupido, etc.).
- Após a lavagem, enxágue bem cada peça em água corrente.
Para a lavagem, recomenda-se a utilização de esponjas de espuma de borracha, microfibra ou celulose.
Sujeira antiga e depósitos de carbono podem ser removidos fervendo com sabão e refrigerante. Para fazer isso, coloque água em uma frigideira ou panela com 2-3 colheres de sopa. eu. sabonete gel, ferva, adicione 30-50 g de refrigerante e ferva por 30-60 minutos. Após o resfriamento, a sujeira é lavada com uma pequena quantidade de sabão em pó.
É possível lavar a louça das crianças?
Para fazer pratos infantis de alta qualidade, são utilizados silicone e plástico seguros, que não se deformam e não liberam toxinas quando aquecidos.
Os produtos feitos com esses materiais podem ser embebidos e lavados em uma solução de sabão em pó. O uso de mostarda em pó e refrigerante também é permitido.
E aqui É melhor evitar aditivos abrasivos. Partículas sólidas deixam microriscos no material, onde permanecem vestígios de alimentos e microrganismos patogênicos.
Pastas e géis caseiros também são adequados para lavar brinquedos, utensílios domésticos e superfícies.Recomenda-se lavar peças finas de plástico que não foram projetadas para altas temperaturas em água morna com produtos especiais contendo surfactantes não superiores a 5-10%.
Avaliações de donas de casa
Os usuários observam que o sabão em pó remove a gordura com eficácia e é facilmente lavado na louça. Fazer o gel levará tempo, mas o produto final é adequado para crianças, alérgicos e pessoas com digestão sensível.
É utilizado não só para lavar louça, mas também para limpar fogões, processar brinquedos infantis, lavar roupas, desinfetar superfícies, etc.
Conclusão
O sabão em pó é uma alternativa segura aos detergentes para louça. Quando usado em água quente e macia, dissolve bem a gordura e é retirado da superfície junto com a solução resultante.