Revisão das esponjas de lavar louça: variedades, critérios de seleção, preços, regras de uso
Apesar de muitas cozinhas modernas estarem equipadas com máquinas de lavar louça, toda dona de casa ainda compra esponjas para lavar louça.
Considerando quantas variedades são produzidas atualmente, você pode ficar confuso e fazer a escolha errada.
Mas uma boa esponja não deve riscar o vidro fino, economizar tempo e tornar o processo de lavagem fácil, rápido e agradável.
Contente
O que eles são?
A gama de esponjas de prato cresce a cada ano. Portanto, é bom ter diversas variedades deles na cozinha ao mesmo tempo, já que as situações e os utensílios são diferentes. Mas que material você deve escolher?
Borracha de espuma
Considerado o mais comum. Os primeiros modelos foram produzidos há quase cem anos (em 1937). Para a produção é utilizada espuma de poliuretano que, segundo a tecnologia, deve ser composta por 85% de ar.
Vantagens:
- Universal (adequado para qualquer prato).
- Combinam bem com qualquer detergente e até com sabão em pó.
- Caracterizam-se por uma estrutura porosa e homogênea, devido à qual se forma espuma abundante e a água é rápida e facilmente absorvida em grandes quantidades.
- Baixo custo.
Entre as desvantagens, vale destacar que os fabricantes de esponjas de espuma não confiam na alta qualidade. Sua vida útil média é de 2 a 3 semanas, e isso ocorre com o uso cuidadoso, ou seja, se você apenas lavar louça. Usá-lo para limpar outras superfícies reduzirá sua vida útil.
Supõe-se que o lado duro seja para lavar a louça com detergentes e o lado macio seja para enxaguar com água. Devido ao seu lado duro, essas esponjas são frequentemente utilizadas para lavar muitas outras superfícies (vidros, azulejos, banheiras, pias, móveis, fogões).
Polpa
Eles são usados para lavar não apenas pratos, mas também pias e azulejos. A sua estrutura especial contribui para o efeito antibacteriano. Tal como na produção dos toalhetes de celulose, a base são matérias-primas naturais, pelo que estas esponjas são amigas do ambiente e seguras.
Quando a esponja de celulose não entra em contato com a água, ela seca rapidamente, evitando que bactérias e fungos se acumulem nela. Mas para garantir que permaneça sempre seco após o uso, é necessário um suporte especial para armazenamento.
A desvantagem dos produtos de celulose é que o uso constante leva ao desgaste rápido.
Abrasivo
Graças à sua estrutura rígida, conseguem limpar loiça muito suja. Também utilizado para limpeza de banheiras, eletrodomésticos, azulejos.
Sólidos minerais, resina (ou cola) e fibras sintéticas são utilizados para a produção.O resultado é um material bastante duro, por isso esponjas abrasivas não são utilizadas para todos os tipos de pratos (principalmente revestimentos de esmalte, frigideiras, caldeirões). Categoricamente não é adequado para pratos que possam ser danificados ou arranhados.
Recomenda-se lavar em movimentos circulares, o resultado será mais rápido e eficaz.
Melamina
São chamadas de “esponjas milagrosas” e, além da louça, são capazes de remover vestígios de adesivos, manchas em roupas e produtos de couro, tintas e tintas das mãos. Age como uma borracha, apagando qualquer sujeira.
Econômico, pois é utilizado sem detergentes e agentes de limpeza adicionais. Basta molhar a esponja em água fria e suas fibras ficarão completamente saturadas de líquido.
No entanto, a melamina rica em nitrogênio usada para fazer esponjas contém componentes perigosos (formaldeído, noniferol) e representa um perigo para a saúde. As menores partículas podem permanecer na louça após a lavagem e entrar no corpo junto com os alimentos. Portanto, não é aconselhável o uso constante, e apenas para potes externos. Consulte Mais informação Aqui.
Metal
Eles fazem um excelente trabalho na remoção de sujeira teimosa, restos de comida seca e gordura queimada. Ideal para limpar caldeirões, panelas de ferro fundido, grelhas. Eles têm uma longa vida útil. A diferença entre as mandíbulas de metal está nos tipos de tecelagem. Os produtos feitos de arame mais grosso são adequados para pratos muito sujos.
Essas esponjas têm várias desvantagens:
- são feitos de arame fino, que durante o uso fica obstruído com gorduras e restos de comida;
- se você esfregar cuidadosamente a louça, ela pode arranhá-la - não é adequado para produtos cerâmicos, esmaltados e com revestimento antiaderente;
- As mãos podem ser feridas durante o uso.
Após o uso, recomenda-se derramar água fervente sobre a esponja para matar as bactérias. Leia mais sobre mandíbulas de metal Aqui.
Plástico
Considerada uma alternativa às esponjas metálicas. Limpam bem a louça de resíduos de alimentos secos e gordura queimada, sem riscar a superfície. Adequado para qualquer prato. Eles diferem no grau de rigidez - quanto maior a rosca, melhor será a limpeza da superfície.
Entre as desvantagens:
- Mau contato com detergentes. Existem buracos entre as fibras plásticas e o produto simplesmente desliza por eles.
- Use rapidamente. Se os fios de plástico ficarem deformados, é necessário substituir a esponja por uma nova.
Microfibra
Opção ideal para pessoas com alergias, já que o uso da microfibra não requer grande quantidade de detergente (basta algumas gotas). Estas toalhinhas têm uma longa vida útil e mantêm a sua forma perfeitamente.
Praticamente sem desvantagens, somente durante o uso prolongado eles começam a desmoronar. Assim que as migalhas se tornarem visíveis, a microfibra deve ser substituída por uma nova.
As fibras de microfibra absorvem bem a sujeira e a gordura, por isso é recomendável lavar a esponja após cada uso.
Silicone
A base é de silicone macio de qualidade alimentar, que praticamente não acumula bactérias.. Além da louça, as esponjas de silicone são utilizadas para lavar legumes e limpar superfícies de cozinhas e banheiros (azulejos, bancadas, pias).
Mas eles não conseguem lidar com panelas e frigideiras muito sujas. Ao entrar em contato com a espuma de sabão, a esponja muitas vezes escorrega das mãos, tornando o processo de lavagem da louça mais demorado e difícil. Também entre as desvantagens está o alto consumo de detergente.
Existem também vantagens claras.Eles têm uma longa vida útil. Eles não se deformam durante o uso. Consulte Mais informação Aqui.
Juta
Eles são feitos de fibra natural densa, obtido da planta herbácea juta. Estas esponjas secam rapidamente em condições ambientais e lavam perfeitamente a louça. Mas o detergente não espuma bem neles (em comparação com produtos de espuma).
Uma alternativa à juta são panos feitos de agave, pincéis com fibras de coco e materiais nativos russos - fibra e cânhamo. Para fins preventivos, recomenda-se escaldar as esponjas com água fervente uma vez por semana.
Bambu
A base é fibra natural de bambu. Material ecológico e limpo, sem impurezas químicas e aditivos, garante que as esponjas de bambu não causem alergias ou irritações na pele das mãos.
Fazem um excelente trabalho na remoção de resíduos de alimentos secos e superfícies gordurosas mesmo em água fria; podem ser usados sem detergentes. A estrutura especial do material faz com que sujeira, gordura e odores não sejam absorvidos, portanto, os panos de bambu podem ser usados por muito tempo.
O único aspecto negativo é que, devido à estrutura macia, os produtos feitos com fibra de bambu perdem rapidamente a apresentação.
Ele lhe dirá de que são feitas as esponjas para lavar louça. esse artigo porque eles são multicoloridos - esse.
Como escolher?
Quando se trata de formato, as esponjas mais populares são retangulares.. Eles são convenientes para segurar na mão e guardar. Para lavar pratos ou tigelas profundas, esponjas redondas são adequadas. Os fabricantes usarão quaisquer outras formas puramente do ponto de vista estético. Por exemplo, as esponjas de silicone são produzidas na forma de frutas, estrelas e corações. A funcionalidade não depende disso, tornam-se simplesmente uma decoração do interior da cozinha.
Ao comprá-los, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- Grau de elasticidade. Produtos com estrutura mais densa durarão mais e manterão sua aparência.
- Força de conexão entre espuma de borracha e tecido abrasivo. É difícil determinar visualmente, mas você pode tentar dobrar a borda estreita. Se dobrar facilmente, essa esponja logo se tornará inutilizável.
Vale dar preferência às esponjas de celulose. Possuem uma excelente combinação de preço e qualidade e possuem vida útil mais longa que os de espuma. Para lavar os vidros até que brilhem sem deixar marcas, é aconselhável adquirir esponjas feitas de fibras vegetais naturais.
Para caldeirões, panelas e frigideiras, é melhor comprar plástico ou metal ou esponja de microfibra. Entre os de metal, é melhor escolher os feitos de aparas, pois são fáceis de usar e pouco abrasivos.
Quem sentir irritação ou reação alérgica na pele após contato com detergentes deve comprar esponjas com cabo de plástico.
TOP 7 melhores produtos: fotos, comentários, quanto custam
Apesar do surgimento de esponjas inovadoras para lavar louça, a maioria das donas de casa prefere produtos de espuma com superfície abrasiva.
Cozinha compacta TEFLON
Vendido em embalagem a vácuo. Eles têm uma forma hexagonal não padronizada. Um dos lados possui cerdas elásticas, o que facilita a lavagem de resíduos de alimentos secos na louça. O mesmo lado é utilizado para limpar panelas e panelas.
As esponjas são agradáveis ao toque e secam rapidamente. Eles não riscam a superfície, o que os torna adequados para a lavagem do Teflon.Pacote: 3 peças. Preço: a partir de 40 rublos.
Diariamente
Esses produtos de lavagem de louça baratos e eficazes são... marca popular da loja Auchan. O tamanho das esponjas é 8x5x2,5 (outros tamanhos podem estar disponíveis). Eles cabem confortavelmente na mão e são confortáveis e fáceis de trabalhar.
Camada de espuma macia para lavagens delicadas, cada esponja tem uma cor diferente. Com a ajuda de cola, é fixada uma camada abrasiva, destinada a contaminações pesadas. Pacote: 5 peças. Preço: a partir de 25 rublos.
Guten Tag para Teflon e cerâmica de vidro
Mandíbulas retangulares são espuma de borracha colocadas em uma caixa, que é feito de fio de polipropileno metalizado. Fácil de usar, projetado tanto para lavagem delicada de louça quanto para remoção de manchas pesadas.
Graças à estrutura de espuma, que produz muita espuma, você pode usar o detergente de forma econômica. Pacote: 2 peças. Preço: a partir de 40 rublos.
Espuma de poliuretano Grifon
Limpa idealmente a superfície de panelas de Teflonsem danificar o revestimento antiaderente. A camada composta lida com qualquer sujeira sem deixar arranhões. A base de espuma de poliuretano promove espuma abundante.
As esponjas absorvem perfeitamente a umidade e são confortáveis de usar, higiênicas e podem ser facilmente lavadas com água após o uso. Pacote: 1 unidade. Preço: a partir de 25 rublos.
Paclan
Essas esponjas feito de folhas abrasivas de dureza variável. São produzidos em diferentes categorias de cores, cada uma indicando uma certa dureza - do suave ao duro (amarelo, vermelho, azul, verde).
Forma retangular. Projetado para sujeira pesada. Eles servem por muito tempo, mantendo a qualidade original. Pacote: 3 peças. Preço: a partir de 60 rublos.
Freken Bock
Base – espuma elástica de alta qualidade, não desmorona quando seco.Sua superfície ondulada em um dos lados facilita a remoção de sujeira em pratos de qualquer formato e em locais de difícil acesso. Do outro lado da esponja, uma fibra resistente ao desgaste está firmemente fixada ao adesivo para remover manchas difíceis.
Formato retangular, tamanho 9x6,5x2,5. Embalagem: 10 unid. Preço: a partir de 55 rublos.
Como usar?
Até uma criança pode usar esponjas, mas esse assunto também tem nuances próprias. Um deles é o local de armazenamento correto.
É aconselhável adquirir esponjas para guardar dispositivos especiais:
- suportes que são fixados diretamente na torneira;
- suportes com ventosas;
- organizadores fixos ou suspensos;
- lindos suportes instalados na pia ou prateleiras.
O principal é que os aparelhos tenham furos para garantir a secagem e ventilação das esponjas. Leia mais sobre como armazenar esponjas em esse artigo.
O segundo fator importante é a vida útil.. Na Internet você pode encontrar várias recomendações sobre sua extensão. Alguns fervem esponjas de prato, outros os mergulham em uma solução de cloro ou vinagre e outros os aquecem no micro-ondas. Mesmo assim, substituir por um novo é a opção mais segura para a sua saúde.
Recomenda-se que as esponjas de espuma mais populares sejam trocadas todas as semanas. A vida útil dos panos feitos de materiais ecológicos é muito maior - 1-2 meses, porque, ao contrário de um ambiente sintético, as bactérias não se multiplicam tão rapidamente em um ambiente orgânico.
Cada dona de casa pode reduzir ou aumentar esse período dependendo da frequência de uso da esponja e da quantidade de louça que lava diariamente.
Entenda que é hora de substituir a toalha, possível com base nos seguintes critérios:
- o aparecimento de um odor desagradável;
- condição suja que não pode ser lavada;
- não desempenha bem suas funções.
Você pode descobrir com que frequência trocar sua esponja de lavar louça aqui.
Os perigos das esponjas de cozinha
O material poroso das esponjas de lavar louça (seja microfibra ou espuma de borracha) é muito conveniente, retém perfeitamente a espuma, mas ao mesmo tempo representa um perigo para o corpo humano.
Já uma semana após o uso, as esponjas acumulam uma grande quantidade de bactérias., e até mesmo perigosos como estafilococos, salmonelas, que são então transferidos para todas as superfícies de contato (bancada, louça, pia).
Funcionários da Rospotrebnadzor afirmaram que mais de 70% das bactérias contidas na esponja causam doenças intestinais infecciosas agudas. E cientistas americanos descobriram durante testes que uma esponja pode conter centenas de vezes mais bactérias do que a borda de um vaso sanitário.
Portanto, às vezes, intoxicação, mal-estar, vômito, dor de estômago, diarréia ou dor abdominal podem ser consequência do uso habitual de esponjas de cozinha.
Como lavar a louça em vez de esponjas?
A melhor resistência às esponjas de cozinha, como criadouros de bactérias - isso é uma máquina de lavar louça. A louça nele contida passa por uma etapa de lavagem com água e detergentes especiais e depois secagem a quente, que não permite a instalação de bactérias.
Se você não tiver lava-louças, pode usar pincéis com cerdas artificiais ou naturais. São especialmente convenientes para lavar panelas e outros pratos grandes. Graças ao cabo da escova, o contato das mãos com os detergentes é minimizado, o que também permite manter a manicure.
Após o uso, a gaze deve ser lavada com sabão em pó e seca sempre que possível. E quando começar a se espalhar, basta jogá-lo fora e substituí-lo por um novo.
Dicas de uso
Para proteger você e sua família contra bactérias e doenças infecciosas que elas causam, Você deve ouvir conselhos simples, mas muito eficazes:
- Lave a louça imediatamente após comer para reduzir o risco de crescimento e crescimento de bactérias.
- Para esponjas de espuma, use cada lado dependendo da sujeira da louça.
Qual lado devo lavar? Se forem pratos para os quais você só precisará de detergente e água quente, use o lado macio.
Panelas, tachos e pratos queimados devem ser limpos com o lado duro.
- Depois de usar detergentes, enxágue a louça com água quente e depois seque com uma toalha.
- Não se esqueça de limpar regularmente a pia e a pia ao redor, mas é aconselhável ter uma esponja separada para isso.
- No final do dia, para fins de desinfecção, você pode segurar a esponja em solução salina por 15 a 20 minutos e depois enxaguar abundantemente com água quente.
- Após o término de sua vida útil, os ecoativistas recomendam queimar ou enterrar no solo esponjas feitas de materiais naturais (graças à sua rápida decomposição, trarão até alguns benefícios ao solo).
Conclusão
Todas as esponjas consideradas têm vantagens e desvantagens. Qual escolher para o uso diário é uma questão pessoal de cada dona de casa. Mesmo assim, as esponjas de cozinha não são um luxo, por isso use diversas variedades ao mesmo tempo.
Estabeleça uma regra: tenha em sua cozinha um pacote de esponjas de espuma para lavar louças de vidro e porcelana; abrasivo para sujeira pesada; metal ou plástico para tachos e panelas.