Entrada

foto32054-1A limpeza da entrada de um prédio de apartamentos requer tratamento regular de alta qualidade.

Nem todos os proprietários de apartamentos em edifícios de vários pisos têm consciência de que este processo é da responsabilidade direta da sociedade gestora.

Leia o artigo sobre o que está incluído na limpeza da entrada de um edifício residencial, quais padrões e regras são prescritos nas leis da Federação Russa, com que frequência isso deve ser realizado e muito mais.

Que leis o regem?

A limpeza na entrada é regulamentada a nível legislativo. Documentos, resoluções e atos legislativos que abordam esta questão:

  1. Decreto Governamental nº 491, de 13 de agosto de 2006. Estabelece as regras segundo as quais os bens de um prédio de apartamentos devem ser mantidos.
  2. Resolução nº 290, adotada em 3 de abril de 2013. Ele lista uma lista de obras que devem ser realizadas em um prédio de apartamentos para garantir o bom estado do imóvel.
  3. Resolução da Comissão Estadual de Construção nº 170, adotada em 27 de setembro de 2003. Aprova as normas e regulamentos de funcionamento técnico do parque habitacional.
  4. SanPiN 2.1.2.1002-00.
  5. Lei Federal nº 52, aprovada em 30 de março de 1999.

Todas as atividades relacionadas à limpeza de entradas em prédios de apartamentos são baseadas nos regulamentos e leis listados.

O que está incluído na lista de obras?

foto32054-3Limpando a entrada inclui a seguinte lista de obras:

  • tratamento úmido e seco do salão;
  • lavar corredores e vestíbulos;
  • lavar a cabine do elevador;
  • lavagem de escadas, rampas e pisos;
  • remover poeira e sujeira das janelas;
  • processamento de grades, escadas e peitoris de janelas;
  • lavar caixas de correio;
  • manutenção de painéis contendo medidores de energia elétrica;
  • lavar portas e maçanetas;
  • ventilação da entrada, eliminação de odores desagradáveis;
  • tratamento de sótãos e caves com frequência especificada em cronograma;
  • processamento da rampa de resíduos e áreas adjacentes.
A limpeza da entrada inclui a sua higienização periódica, que é realizada com desinfetantes.

Quem deve limpar?

Nos últimos anos, a limpeza de um prédio de apartamentos era tarefa dos próprios moradores. Eles tinham que traçar um cronograma de plantão e se revezar na lavagem de lances de escadas e lances, ou contratar alguém de fora para esse fim.

Hoje tudo mudou. A limpeza das entradas é da responsabilidade das sociedades gestoras. São eles que contratam e fiscalizam o trabalho dos funcionários.

Para isso, a gestão do HOA ou cooperativa habitacional recebe o dinheiro que os moradores pagam pela manutenção e reparação do prédio. Esta coluna é escrita em um recibo geral ou separado. Se os proprietários de um prédio de apartamentos passaram a ser autônomos e abandonaram a sociedade gestora, deverão recrutar pessoal e monitorar seu trabalho de forma independente.

Padrões e regras

Normas e regras para limpeza de entradas exigem o cumprimento dos seguintes padrões:

  • cumprimento estrito do cronograma estabelecido;
  • limpeza regular a seco e a úmido de corredores, elevadores, escadas, lances e rampas, vestíbulos e halls;
  • remoção de poeira de peitoris de janelas, grades, grades, caixas de correio, etc.;
  • Limpeza de janelas;
  • realizar desratização e desinfestação;
  • tratamento sanitário da rampa de lixo.

Ao realizar medidas sanitárias e higiênicas na entrada, as escadas devem ser ventiladas simultaneamente. Para isso, abra as janelas, molduras e travessas. Leia mais em esse artigo.

Cronograma de limpeza

O cronograma é elaborado para garantir que o faxineiro não se desvie do plano de trabalho pré-acordado. Com sua ajuda, será mais fácil para os moradores acompanharem as atividades dos funcionários contratados.

Existem dois tipos de gráficos:

  1. foto32054-4Um deles especifica todos os tipos de trabalho e a frequência de sua execução: diária, semanal e anual, e exibe os horários de limpeza geral e sanitária.

    Este documento está localizado na sociedade gestora. O empregado contratado deve conhecê-lo antes de assinar o contrato de trabalho.

  2. O segundo cronograma é elaborado para um mês. Nele, o faxineiro coloca sua assinatura ao lado do tipo de trabalho que executou. A agenda é preenchida diariamente. Deve estar disponível gratuitamente, por exemplo, no canto de informações ou com o líder da casa.

O cronograma de limpeza é apresentado em formato de grade. É elaborado pela sociedade gestora ou pelo presidente da casa. Leia mais em esse artigo.

Periodicidade

A limpeza da entrada deve ser realizada em determinados intervalos. As recomendações específicas constam do Manual Metodológico de Manutenção e Reparação do Parque Habitacional de 2004.

Pontos-chave que devem ser observados:

  1. A varredura úmida dos patamares dos dois andares inferiores é realizada diariamente.
  2. Semanalmente é realizada varredura úmida dos lances e plataformas de toda a entrada.
  3. Diariamente, as áreas em frente às válvulas de carregamento das rampas de lixo são limpas com vassoura úmida.
  4. Os pisos do elevador devem ser lavados diariamente.
  5. Uma ou duas vezes por ano são lavados na entrada janelas, paredes, abajures, radiadores de aquecimento, grades, caixas de correio, etc.. No resto do tempo, a poeira deve ser varrida e outros contaminantes removidos.
Caso não haja elevador ou rampa de lixo na entrada, esses itens são retirados do rol de obras. Em cada região, o governo a nível local pode adotar um regulamento que regulará a frequência de tratamento das entradas.

Vou te contar com mais detalhes esse publicação.

Colocando as coisas em ordem após a reforma

Após as reparações, a entrada deve ser limpa pela sociedade gestora. É ela quem proporciona condições de vida favoráveis ​​​​e seguras aos cidadãos, e também garante a boa manutenção dos bens comuns da casa. Se após as reparações restarem entulhos de construção na entrada, os funcionários da sociedade gestora são obrigados a retirá-los.

foto32054-5Após o que é realizada uma limpeza geral, que inclui os seguintes itens:

  • limpeza úmida de patamares e escadas em todos os andares;
  • lavagem de grades, grades, armários, portas, puxadores, fechos, radiadores de aquecimento e outros elementos relacionados com o património comum de um edifício de apartamentos;
  • lavar janelas e peitoris.

Para saber quem deve limpar a entrada após a reforma, é necessário ler o acordo que a administradora fez com a empreiteira que realizou a reforma.

Se a estimativa incluir o custo de limpeza da entrada de entulhos, isso será feito pelo empreiteiro. A ausência desta cláusula implica uma transferência automática de responsabilidades para o HOA. De qualquer forma, Não são os moradores que limpam a entrada após reforma.

O que fazer se eles limparem mal?

Se a limpeza de um prédio de apartamentos for mal realizada, os moradores devem demonstrar sua insatisfação.Em primeiro lugar, é necessário falar com o presidente, que, em nome de todos os proprietários, transmitirá as reclamações à sociedade gestora.

Se as reclamações verbais não forem atendidas, você deve entrar em contato com o HOA com uma solicitação por escrito. Com base nisso, o Código Penal deverá formar uma comissão e realizar uma fiscalização. Com base nos seus resultados, são tomadas medidas, por exemplo, repreensão aos funcionários, punição dos responsáveis ​​com multa ou demissão.

Se a organização gestora ignorar as demandas legítimas dos residentes, é necessário entrar em contato com autoridades superiores. Pode ser GZhT, Ministério Público, Rospotrebnadzor, etc. As violações identificadas serão eliminadas com a ajuda deles, e os proprietários deverão recalcular e devolver o dinheiro pelos serviços não prestados.

Leia mais em esse artigo.

Quanto custa o serviço?

O custo da limpeza das entradas depende da área do apartamento ocupada pelo proprietário. O pagamento é feito com base nas tarifas por 1 metro quadrado. m. A sociedade gestora calcula este montante com base nos custos futuros.

foto32054-6As principais despesas recaem sobre os seguintes itens:

  • salários do pessoal;
  • compra de consumíveis;
  • pagamento de impostos;
  • comissão de sistemas de pagamento;
  • pagamento a empreiteiros que mantêm contas pessoais, emitem recibos e os entregam aos residentes.

Em regra, as tarifas aceites são revistas uma vez por ano. Leia mais em esse artigo.

Conclusão

A limpeza da entrada de um prédio de apartamentos é regulamentada a nível legislativo. Deve ser realizado pela sociedade gestora, para a qual os residentes transferem o pagamento.

A limpeza é realizada de acordo com um cronograma e em determinados intervalos. Caso o serviço não seja integralmente prestado, é necessário reclamar junto das autoridades competentes.

Lista de artigos

O que fazer se houver sujeira nas escadas, as janelas estiverem cobertas de fuligem, o chão não for lavado...

O cronograma de limpeza de entradas de um prédio de apartamentos é um documento de um determinado modelo que permite...

Nem todos os proprietários de apartamentos em edifícios de vários andares sabem disso...

A limpeza da entrada de um prédio de apartamentos deve ser regular e de alta qualidade. O único jeito ...

Qualquer trabalho deve ser realizado no sistema. Esta regra se aplica à limpeza de entradas. ...

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas