Manter a qualidade e a apresentação, ou qual a tecnologia adequada para armazenar batatas

foto47998-1A organização do processo de armazenamento da batata é um processo bastante trabalhoso e de várias etapas, cujo objetivo é preservar o volume máximo da colheita até a nova safra.

Uma vez que processos fisiológicos e bioquímicos complexos continuam nas batatas mesmo após a colheita, é muito importante criar e manter condições ideais (temperatura do ar, umidade, ventilação) no armazenamento de vegetais.

Falaremos sobre a tecnologia e o modo de armazenamento das batatas a seguir.

Recursos para a casa

A organização especial do armazenamento de batatas na fazenda ajuda a evitar o congelamento de vegetais e minimiza os danos aos tubérculos por podridão e doenças.

Para armazenar batatas na fazenda usar instalações de armazenamento especiais com ventilação bem planejada, necessária para o volume da sala. Via de regra, são utilizados dois métodos de armazenamento de vegetais: a granel e em contêineres (caixas, paletes).

O armazenamento a granel envolve despejar batatas ao redor do perímetro do armazenamento em uma camada contínua. É deixado espaço separado para a passagem dos veículos que descarregam e carregam hortaliças. O método a granel é mais frequentemente usado para batatas da mesma variedade.

O método seccional (envolve o uso de seções especiais de capacidades variadas) é mais adequado para armazenar batatas de diversas variedades. Este método é considerado o mais vantajoso, pois permite manter uma temperatura e umidade específicas em cada trecho.

O armazenamento em contêineres é o método mais adequado para grandes fazendasdedicava-se ao cultivo e à venda de batatas. A colheita é carregada em contêineres de diversas capacidades, que, se necessário, podem ser facilmente transportados para qualquer local de armazenamento.

Modo

foto47998-2Para garantir o armazenamento de batatas de alta qualidade, os parâmetros ideais de temperatura e umidade do ar devem ser mantidos nas instalações de armazenamento de vegetais.

Durante o período principal a temperatura do ar na sala não deve exceder 2-3°C (caso contrário, existem riscos elevados de germinação dos tubérculos, ativação do processo de apodrecimento e danos a toda a cultura).

Os parâmetros ideais de umidade são 85-95%. Quando a umidade está abaixo de 75%, os tubérculos perdem umidade muito rapidamente e tornam-se letárgicos e enrugados.

Separadamente, eles observam um ponto tão importante no armazenamento de batatas como a ventilação. A falta de oxigênio faz com que a polpa do tubérculo fique preta, perde o sabor e as propriedades benéficas.

A ventilação de alta qualidade permite regular as mudanças de temperatura e a umidade do ar e impede o desenvolvimento de mofo e bolor.

Períodos tecnológicos

Convencionalmente, todo o tempo de armazenamento da batata é dividido em quatro períodos: curativo, resfriamento, principal, aquecimento e primavera, diferindo em duração e regime.

Medicinal

Imediatamente após a colheita dos tubérculos do campo, inicia-se o período de armazenamento curativo. Dura pelo menos quinze dias (prazo máximo dezoito dias).

O objetivo do período de tratamento é dar tempo aos tubérculos para amadurecer e curar os danos mecânicos sofridos durante o processo de colheita mecânica. A suberina começa a se formar em locais danificados.

As células da batata, saturadas com suberina, transformam-se em periderme da ferida, que protege o tubérculo da perda excessiva de umidade, bem como da penetração de microrganismos patogênicos.

Ao mesmo tempo, os açúcares são convertidos em amido, o processo de transição para um estado de dormência profunda se completa nos pontos de crescimento e a casca fica mais espessa.

Durante todo o período de tratamento, algumas doenças aparecem batata, o que permite rejeitar imediatamente tubérculos inadequados, evitando danos a toda a colheita.

Para alcançar o efeito máximo, o período de armazenamento do tratamento deve ocorrer sob certas condições: temperatura do ar de +18°C a +20°C, umidade 90-95%.

Quanto mais baixa for a temperatura do ar durante o período de tratamento, mais lento será o processo de cicatrização dos danos aos tubérculos de batata. Também é inaceitável reduzir a umidade do ar para 80% (caso contrário, a evaporação excessiva da umidade retardará o processo de cicatrização).

Ponto importante: armazenar batatas durante o período de cicatrização só deve ocorrer em uma sala com boa ventilação. Por exemplo: sob uma cobertura, em pilhas temporárias ou em depósitos especiais equipados com unidades de ventilação forçada.

As batatas são sopradas com ar quente pelo menos seis vezes ao dia durante meia hora em intervalos de três a quatro horas. A ventilação ativa promove a secagem rápida dos tubérculos e acelera o processo de cicatrização.

Resfriamento

foto47998-3Um período intermediário que permite preparar batatas para armazenamento de longo prazo em baixas temperaturas é o resfriamento.

Nesta fase, há uma diminuição gradual da temperatura (0,5°C por dia). Para isso, o ambiente onde a colheita é armazenada é ventilado com ar cuja temperatura é 3°C inferior à temperatura do aterro.

A ventilação é realizada de seis a oito horas por dia. A umidade do ar na sala deve ser de pelo menos 95%.Se o local de armazenamento não estiver equipado com unidades de ventilação forçada, as batatas são resfriadas à noite com ar externo.

Em condições de ventilação natural, o resfriamento leva em média quarenta dias, em depósitos com instalações de ventilação ativa - até vinte dias.

Não deve ser permitido o resfriamento rápido das batatas, caso contrário o período de armazenamento será reduzido e a qualidade da colheita será reduzida.

Tempo principal

O período de tempo desde o resfriamento até a venda da colheita da batata (ou a preparação das sementes para o plantio) é o armazenamento principal.


Um ponto importante: para que as batatas mantenham o seu aspecto e propriedades úteis até ao momento da venda, durante o armazenamento principal no armazém é necessário manter um nível constante de humidade e temperatura do ar.

Dependendo da finalidade pretendida do lote de batatas, O regime de temperatura é mantido no nível:

  • material de semente +2-4C°;
  • batatas de mesa +4-6C°;
  • legumes para processamento (por exemplo, batatas fritas) +6-8°C;
  • batatas para fazer lanches (batatas fritas, purê de batata seco) +8-12°C.

A diferença nas condições de temperatura é explicada pelo seguinte: quanto menor a temperatura de armazenamento, mais açúcares se acumulam na batata, fazendo com que o produto escureça durante o processamento (para batatas fritas e purê de batata este é um momento extremamente indesejável).

Durante o armazenamento primário, a temperatura do volume deve ser monitorada constantemente. O indicador não deve cair abaixo de +1°C (uma queda acentuada pode causar congelamento e destruição de toda a colheita).

Para manter a apresentação das batatas durante o período principal de armazenamento a sala de armazenamento mantém 80-85% de umidade do ar e fornece ventilação forçada pelo menos duas a três vezes por semana durante trinta minutos.

No inverno, o aterro de batata é ventilado por meio de instalações especiais, e com o aumento da temperatura no aterro - com ar externo. No caso em que ocorre embaçamento na camada superior do aterro de batata, a temperatura do ar no armazenamento e aterro é equalizada aquecendo a camada superior com aquecedores especiais.

Primavera

O final de fevereiro e início de março é o período de armazenamento das batatas na primavera. É neste momento que é muito importante não perder o início da germinação dos botões do tubérculo. Para este efeito, o ar do armazém é arrefecido a 1°C (é utilizada ventilação natural à noite e de manhã).

Aquecimento

foto47998-4O período final de armazenamento é o aquecimento. Para preservar a apresentação dos tubérculos previamente resfriados, as batatas devem ser aquecidas antes do transporte.

Por esta a ventilação é interrompida no armazém, o ar é aquecido a +10°C. Para sementes, o ar da sala é aquecido a 18°C ​​​​(um indicador necessário para ativar os processos de crescimento da batata).

Atenção: para evitar a transpiração (e posterior apodrecimento) dos tubérculos, a temperatura no monte deve ser elevada gradativamente. As temperaturas são monitoradas todos os dias. Para isso, é colocado um termômetro a cada 50 toneladas de batata, a uma distância de 30-50 cm da camada superior.

A classificação das batatas na fase de aquecimento é ineficaz, uma vez que os tubérculos danificados só podem ser selecionados na camada superior, e uma classificação mais completa prejudica as batatas resfriadas, o que apenas aumenta a porcentagem de perda da colheita.

Preparação para implementação

A etapa final do processo tecnológico de armazenamento da batata é a preparação para venda (processamento da mercadoria). Em primeiro lugar, as batatas são classificadas manualmente, rejeitando tubérculos podres e defeituosos. Durante o preparo (geralmente um processo que leva pelo menos quatro dias), as batatas são expostas ao ar quente externo.

Isto é necessário para reduzir danos aos tubérculos durante o processo de classificação. Os vegetais selecionados são calibrados por tamanho. Os parâmetros são definidos pelo mercado (são especificados os tamanhos mínimo e máximo).

Depois que as batatas são classificadas e classificadas, elas são pesadas e embaladas. As batatas podem ser enviadas da fazenda em sacos ou a granel.

Conclusão

O cumprimento da tecnologia de armazenamento da batata permite não só preservar a aparência e as propriedades benéficas dos vegetais, mas também reduzir ao mínimo as perdas e preservar sementes de alta qualidade para obter uma colheita maior na nova safra.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas