Dicas para entusiastas de automóveis: como armazenar adequadamente pneus sem aros

foto47592-1Ao substituir pneus de inverno por pneus de verão ou vice-versa, certamente surge a questão do armazenamento adequado dos pneus de carro removidos. O armazenamento de pneus de borracha sem aro tem suas peculiaridades.

Neste caso, deverá familiarizar-se com as normas que prevêem a criação de condições óptimas nas instalações onde serão armazenados os pneus.

Falaremos mais sobre como e onde guardar pneus sem aro.

Condições de armazenamento de pneus

O armazenamento de pneus sem aros proporciona a criação de condições de conforto que evitam a destruição da borracha. Portanto, é necessário garantir um microclima estável em locais adequados para armazenamento.

Os seguintes fatores têm um impacto negativo no material:, que provocam envelhecimento precoce dos pneus, o que pode ser visto claramente na tabela:

FatorImpacto negativo
Indicadores de temperatura instáveisUma mudança brusca de temperatura, mesmo que não ultrapasse os valores permitidos, provoca o envelhecimento da borracha. Existe o risco de redução da elasticidade do material, deformação dos pneus e formação de microfissuras nos mesmos.
Presença de dispositivos de aquecimento na salaRecomenda-se que os suportes para pneus fiquem a uma distância de 1 m deles. Caso contrário, isso fará com que a borracha resseque.
Raios ultravioletaA exposição ultravioleta aos pneus causa envelhecimento do elastômero.
Aumento da umidade/securaExceder os padrões permitidos afeta negativamente a elasticidade do material. Em uma sala excessivamente seca, a borracha racha e, quando há excesso de umidade, os fungos se desenvolvem rapidamente.
Substâncias agressivasA presença de gasolina, óleos lubrificantes e óleo diesel no ambiente provoca a possibilidade de dissolução de componentes de borracha. Álcalis, ácidos e solventes industriais também são prejudiciais ao material.

Os níveis ideais de umidade são de 50 a 65%. Se não houver ventilação na sala, ela deverá ser ventilada regularmente.

Recursos para diferentes estações

foto47592-2Quanto ao regime de temperatura, não são levados em consideração apenas os seus valores e o tipo de pneus. Devem ser mantidos valores condizentes com as condições de funcionamento do produto.

O fato é que O uso de pneus sazonais depende da composição da borracha. Portanto, deve-se levar em consideração que os pneus de verão não são adequados para geadas, enquanto os pneus de inverno não são adequados para calor.

Os pneus de verão podem suportar altas temperaturas. Deve ser armazenado em local seco e longe da luz solar direta. A temperatura não deve estar abaixo de zero graus. Você não pode guardar pneus de verão em uma varanda sem isolamento. Os pneus de verão secam e racham com o frio.

Não é recomendado armazenar pneus de inverno em ambientes quentes. Eles perdem a elasticidade quando expostos ao calor. Isso leva a uma diminuição na aderência do pneu à superfície e causa escorregamento no gelo. É estritamente proibido deixar os pneus de inverno ao sol.

A regra geral para pneus de inverno ou verão é a presença indesejável de dispositivos de aquecimento a menos de 1 m de distância. A temperatura ideal para armazenar pneus é de 8 - 23°C.

Pneus armazenados em condições inadequadas tornam-se perigosos de usar. O motivo é violação da estrutura do material, desgaste rápido e, consequentemente, perda de segurança operacional.

Em que posição você deve segurá-lo?

A segurança dos pneus depende diretamente da posição em que são colocados para armazenamento. Existem diversas opções de hospedagem:

  • horizontal,
  • suspenso,
  • vertical.

No entanto, para pneus sem aros, apenas um método de colocação é adequado - vertical. Quando posicionado horizontalmente, ocorre compressão e deformação da borracha, o que impossibilita a continuação da operação do pneu. Quando suspensos, os pneus esticam e também ficam inutilizáveis.

foto47592-3

Ao armazenar pneus sem aros Recomendações importantes devem ser levadas em consideração:

  1. A superfície na qual os pneus são instalados deve ser nivelada e durável.
  2. A melhor opção é um piso ou rack de parede de metal ou madeira.
  3. Os pneus podem ser colocados próximos uns dos outros ou com um pequeno espaço entre eles.
  4. No entanto, não é permitido armazenar outros objetos, mesmo leves, em pneus de automóveis. Isso levará à deformação do pneu.
  5. Recomenda-se girar as rodas sem discos a cada 1,5-2 meses para evitar deformações nas laterais do pneu e manter seu formato correto.
Para garantir condições de armazenamento confortáveis, você pode adquirir estantes e racks prontos para disposição vertical de rodas sem discos.

Alguns deles possuem superfície côncava que garante uma distribuição ideal da pressão em todo o aro. Esses designs são duráveis, fáceis de limpar e fornecem um alto nível de suporte aos pneus.

Preparação adequada da roda

A fase preparatória tem características próprias. A sua posterior adequação ao uso, bem como a segurança na estrada, dependem da preparação de qualidade dos pneus antes do armazenamento a longo prazo.

O processamento padrão inclui os seguintes procedimentos obrigatórios:

  1. Limpeza. Nesta etapa é necessário retirar poeira, óleos, sujeiras e pedrinhas presas no pneu.
  2. Lavando. Lave a sujeira e os produtos químicos com bastante água.
  3. Secagem. Seque bem a borracha para evitar os efeitos prejudiciais da umidade excessiva no material.
  4. Conservação. Tratamento de pneus com compostos especiais que evitam a probabilidade de exposição a fatores negativos durante o armazenamento a longo prazo. Para isso, uma graxa especial de silicone pode ser usada como composição protetora.

    Seu uso evita o ressecamento e o aparecimento de microfissuras na borracha. Antes de processar, você deve ler as Instruções e segui-las rigorosamente. Ignorar as recomendações do fabricante pode estragar os pneus.

  5. Marcações de roda. Essa nuance ajuda você a descobrir facilmente qual pneu instalar e onde. Para fazer isso, você pode usar um marcador ou adesivos especiais.

A preparação adequada de pneus sem aros e o fornecimento de condições de armazenamento confortáveis ​​prolongam significativamente a vida útil dos pneus.

Onde pode?

As opções de colocação de pneus sem aro são bastante variadas. Mesmo que não existam divisões especiais, podem ser guardados em despensas, na varanda, na garagem e até na adega. Mas cada opção tem características próprias. Eles precisam ser levados em consideração.

Na varanda

Esta sala é muito utilizada e pode ser considerada uma opção aceitável para guardar pneus. As seguintes características devem ser levadas em consideração:

  1. foto47592-4A varanda deve ser isolada, o que criará o microclima necessário com temperatura e umidade aceitáveis.
  2. Um pré-requisito é que os pneus sejam protegidos da exposição à radiação ultravioleta. Caso contrário, a borracha ficará inutilizável.
  3. É inaceitável guardar pneus em varandas abertas. Existe um risco muito elevado dos efeitos negativos da precipitação, flutuações de temperatura, luz solar, frio e calor.

Somente se forem atendidas condições aceitáveis ​​os pneus podem ser armazenados na varanda. A regra de posicionamento vertical também permanece obrigatória.

Na garagem

Um excelente local para guardar pneus sem aros é uma garagem normal. A razão para isto é que os efeitos negativos da radiação ultravioleta são excluídos.

No entanto, também existem desvantagens:

  • Faz frio aqui no inverno, então os pneus de verão endurecem e ficam deformados;
  • aparelhos de aquecimento podem secar o ar;
  • é necessário manter distância dos meios de aquecimento;
  • possível violação dos limites de umidade;
  • a presença de produtos químicos na sala também afeta negativamente o material.
Uma garagem de metal não é adequada. Durante o dia, essa sala superaquece e esfria à noite. Nele, os pneus ficam expostos aos efeitos negativos das mudanças de temperatura.

No sótão

Armazenar pneus no sótão tem várias características próprias. Entre eles:

  1. A necessidade de colocar o suporte para pneus longe da janela e da porta para evitar a exposição prejudicial à luz solar.
  2. Possibilidade de vazamento no telhado.
  3. Neve ou chuva.

Recomenda-se evitar essas nuances. Só depois disso as rodas podem ser colocadas no sótão.

Na adega

foto47592-5Para guardar pneus em uma adega, Alguns fatores precisam ser levados em consideração:

  • alta umidade;
  • falta de ventilação adequada;
  • risco de fungos se instalarem na borracha.

Esses momentos podem causar danos à estrutura de borracha. Como resultado, torna-se impróprio para uso.

No centro de pneus

A vantagem dos centros de serviços sobre cada uma das opções consideradas é óbvia. Todas as condições necessárias para o armazenamento seguro e de alta qualidade de pneus sazonais são fornecidas aqui:

  • o nível de temperatura exigido para pneus de inverno e verão é mantido;
  • não há probabilidade de mudanças bruscas de temperatura;
  • é garantido um nível ideal de umidade;
  • a exposição à radiação ultravioleta é excluída;
  • não há perigo de exposição a substâncias agressivas;
  • os centros estão equipados com racks especiais para cada tipo de pneu.
Armazenar pneus sazonais sem aros em uma central de pneus é a melhor opção. Aqui os pneus ficarão perfeitamente conservados até a próxima utilização.

Consequências do armazenamento inadequado

Erros cometidos no armazenamento dos pneus causam danos significativos aos mesmos, incluindo danos graves que impedem seu uso posterior.

Aqui está uma lista de consequências negativas:

  1. O pneu está deformado, impossibilitando sua instalação no aro.
  2. Se esse pneu for puxado com força, ele interferirá no enchimento da câmara.
  3. Redução significativa na aderência do piso à superfície da estrada.
  4. Compressão do pneu quando armazenado horizontalmente em uma pilha. Como resultado, a superfície do piso torna-se convexa, o que reduz a estabilidade do carro.
  5. Armazenar pneus sem aros em cabides leva à sua deformação, conferindo ao pneu um formato oval. Será impossível puxá-lo para o aro.
  6. A deformação devido ao armazenamento inadequado reduz a aderência do pneu ao disco.
  7. Diminuição da elasticidade da borracha, o que provoca o aparecimento de microfissuras.

Cada um dos problemas descritos pode estragar o pneu sem possibilidade de reparação do dano. Portanto, todas as recomendações de armazenamento devem ser seguidas com a máxima responsabilidade.

Vídeo sobre o tema do artigo

Este vídeo mostrará como armazenar corretamente pneus sem aros:

Conclusão

Seguir todas as recomendações de armazenamento de pneus sem aros para armazenamento de longo prazo não é difícil e não leva muito tempo. Mas o efeito de segui-los é significativo. Como resultado, não só a vida útil dos pneus aumenta, mas o nível de segurança na estrada durante a condução também aumenta significativamente.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas