Tipos, prós e contras de caixas de armazenamento de vegetais

foto42346-1Apesar de todos os seus benefícios e excelente sabor, os vegetais têm uma desvantagem. Ou seja, você precisa ser capaz de armazená-los corretamente.

Caso contrário, a luz solar e a falta de ventilação transformarão os produtos vegetais em algo não comestível e com mau cheiro.

A solução é comprar caixas para guardar legumes. Diremos mais adiante como escolhê-los e o que procurar na hora de escolher.

Tipos

Os vegetais podem ser armazenados em caixas, feito de materiais diferentes:

  • madeira;
  • plástico;
  • metal

Estruturas de madeira

foto42346-2Esses produtos são líderes entre os principais tipos de armazenamento doméstico de vegetais. Uma caixa de madeira é simples, prática e não requer cuidados especiais.

É durável, fácil de reparar e reciclar. Os produtos de madeira são fáceis de fazer com as próprias mãos.

Os vegetais são armazenados por muito tempo em recipientes de madeira sem perder o sabor e as qualidades benéficas.

As desvantagens das caixas de madeira incluem a dificuldade de limpá-las. Os resíduos vegetais frequentemente acumulados nas partes de madeira dos recipientes podem provocar a propagação de fungos e bolores.Para evitar isso, basta revestir a caixa de madeira com verniz ou tinta. Este produto é fácil de lavar e limpar. Consulte Mais informação Aqui.

Plástico

A principal vantagem das caixas e recipientes plásticos para armazenamento de vegetais é o seu peso leve. Esses produtos são fáceis de lavar e limpar.


A desvantagem dos recipientes de plástico para armazenamento de vegetais é a sua fragilidade - o plástico frágil pode rachar ou até quebrar.

Portanto, você precisa comprar embalagens plásticas apenas de fabricantes confiáveis ​​​​e certificar-se de que o produto seja denso e de alta qualidade. Caso contrário, não será capaz de suportar flutuações de temperatura e esforços mecânicos.

Leia mais em esse artigo.

Metal

Não é a opção mais popular para armazenar vegetais. As caixas de metal são pesadas e se você colocar vegetais nelas e enviá-las para uma câmara fria, o conteúdo do recipiente pode congelar. Somente os vegetais insensíveis às mudanças de temperatura podem ser armazenados nesse produto.

Uma caixa de metal pode estar enferrujada, é difícil de consertar e não é muito fácil fazer esse recipiente com as próprias mãos. A principal vantagem desses produtos é o baixo custo.

Sistemas de armazenamento

Para armazenar vegetais, você pode usar caixas independentes ou designs especiais - sistemas de armazenamento.

Eles podem ser feitos de malha de metal, plástico, madeira ou materiais tecidos. Esses projetos geralmente fornecem um sistema de ventilação ideal, que ajuda os vegetais a serem armazenados por muito tempo sem perder a aparência.

Caixa de madeira para cozinha

foto42346-3As gavetas embutidas são instaladas sobre um mecanismo de trilho e são muito convenientes na sua localização - a dona de casa pode alcançar os legumes necessários sem sair da cozinha.Este sistema de armazenamento é funcional, espaçoso e conveniente.

As guias de roletes permitem que você retire facilmente as gavetas. Eles deslizam silenciosamente, praticamente sem nenhum esforço por parte da pessoa, permitindo que você chegue rapidamente aos vegetais. Outra opção é uma seção dobrável, este design também é conveniente à sua maneira.

As caixas de madeira para cozinha são especialmente úteis para armazenar vegetais que necessitam de armazenamento no escuro. Alguns sistemas envolvem a divisão de cada célula em seções com faixas estreitas. Isso evita o acúmulo de vegetais.

Cestos extraíveis de vime

Estas caixas são bem ventiladas e ao mesmo tempo bem protegidas da luz, o que é muito importante para muitos produtos fitoterápicos. Os cestos de vime são um elemento útil e esteticamente agradável em muitos sistemas de cozinha.

Eles podem ser uma peça especial de mobiliário ou escondidos atrás das portas dos armários da cozinha. Eles geralmente estão localizados dentro de armários ou mesas.

Malha de metal

Outro tipo funcional e conveniente de armazenamento doméstico de vegetais. Assim como os cestos de vime, os cestos de malha metálica evitam que os vegetais retenham o excesso de umidade, permitindo que o ar circule livremente.

O design dos cestos de malha metálica pode ser diferente. Eles são instalados em ranhuras na parede de um armário de cozinha ou movem-se uma seção de cada vez em mecanismos de rolos.

Esses sistemas são práticos e duráveis, fáceis de cuidar. É melhor armazenar vegetais grandes em caixas de malha metálica.

Recipientes de plástico

foto42346-4Os recipientes de plástico para guardar vegetais podem ser colocados dentro das gavetas embutidas da cozinha. Esses produtos podem ou não ter tampa..

É mais conveniente armazenar aqui vegetais de tamanho pequeno, que são classificados regularmente.Este sistema não é adequado para armazenamento a longo prazo de produtos vegetais.

Produtos feitos de papelão, espuma de poliestireno e outros materiais também podem ser utilizados como recipientes para armazenamento de vegetais. Mas essas caixas são consideradas descartáveis ​​e não são particularmente populares. Nesses recipientes, os vegetais deterioram-se rapidamente, apodrecem e congelam.

Recursos de escolha dependendo do quarto

A escolha de um tipo específico de caixa depende do ambiente onde os vegetais serão armazenados. Recomenda-se que muitos vegetais de raiz sejam armazenados em local fresco.

Numa casa privada, esse armazenamento pode ser uma cave ou adega, num apartamento - uma varanda. Mas no inverno fica muito frio aqui e as raízes correm o risco de congelar. Neste caso, os produtos vegetais precisam ser isolados adicionalmente.

Outras variedades de vegetais e raízes não gostam do frio. Portanto, você pode guardá-los na cozinha, em caixas de plástico ou madeira, ou simplesmente em um saco.

Como fazer você mesmo?

Antes de fazer um armazenamento caseiro de vegetais com suas próprias mãos, Você precisa levar em conta algumas sutilezas:

  • decidir quais vegetais serão armazenados no recipiente - disso dependerá o material utilizado para fazer o recipiente;
  • leve em consideração a temperatura e a umidade do ambiente onde ficará o armazenamento de vegetais: cozinha, varanda, porão, etc.
  • determine o tamanho, formato e design do recipiente desejado.

Caixa de ripas e barras

Esta opção de armazenamento é adequada se houver prateleiras na sala onde você deseja colocar os vegetais. As caixas podem ser colocadas em uma sala com temperatura estável, então a estrutura não necessitará de isolamento adicional.

Materiais:

  • barras com 2 ou 1,5 cm de espessura;
  • ripas;
  • pregos, martelo/parafusos, chave de fenda;
  • serra manual ou serra elétrica.
Na maioria das vezes, as caixas nas quais as batatas são armazenadas são feitas com dimensões laterais de 80 x 60 cm e altura lateral de 80-100 cm.Cenouras e outras raízes são armazenadas em produtos com altura de 40-50 cm.

Etapas do trabalho:

  1. Corte as barras no tamanho da futura caixa. Se as dimensões do produto forem 80 x 60, serão necessárias 2 barras de 80 cm de comprimento e o mesmo número - 60 cm cada, além de mais 4 barras com comprimento igual à altura da caixa.
  2. Conecte as barras para obter uma moldura tridimensional. As peças são conectadas com parafusos e pregos auto-roscantes.
  3. Usando ripas, derrube primeiro as laterais das extremidades, depois as laterais e depois a parte inferior. Isso não exigirá muito esforço, o principal é conectar tudo de maneira uniforme para que o produto não deforme. Certifique-se de deixar espaços de 2 a 3 cm para ventilação entre as ripas.

Como fazer uma caixa de madeira com as próprias mãos, instruções em vídeo:

Nova vida para uma geladeira velha

Se a geladeira serviu ao seu propósito, não se apresse em jogá-la no aterro sanitário. Este dispositivo será uma boa minicâmara onde você poderá guardar vegetais na varanda no inverno. Não é bem uma caixa, mas é um produto muito prático e funcional.

Como usar:

  1. Leve a geladeira para a varanda, enxágue e seque.
  2. Coloque a parte de trás voltada para baixo no chão. As portas estão localizadas na parte superior e o dispositivo desempenha o papel de um baú.
  3. Coloque os legumes dentro do baú e cubra com um pano - é necessário para absorver o excesso de umidade.
  4. No inverno, o baú deve ser aberto periodicamente para ventilação.

Como escolher o caminho certo?

foto42346-5Recipientes adequadamente selecionados são a chave para o armazenamento de vegetais a longo prazo. Portanto, antes de escolher caixas e recipientes Os seguintes pontos precisam ser levados em consideração:

  • o volume do produto depende da quantidade de verduras armazenadas, a melhor opção é um recipiente de 20 litros;
  • respirabilidade;
  • material;
  • fácil de usar.

Se a caixa for de plástico, é preciso prestar atenção na resistência do produto - ela não deve dobrar muito ao ser pressionada. É bom que a caixa tenha alças confortáveis ​​​​e tenha uma moldura reforçada - essas condições facilitam o transporte. Os produtos de madeira no fundo e nas paredes não devem apresentar cortes ou rebarbas que possam danificar vegetais delicados.

Onde posso comprar?

Você pode comprar recipientes de madeira e plástico para vegetais, bem como sistemas de armazenamento completos, em lojas de ferragens (existem muitos modelos semelhantes na loja Fix Price). Você também pode encomendar produtos nas lojas online Wildberries, Ozon, Sima-Land, etc.

O custo do armazenamento doméstico de vegetais varia dependendo do design da caixa:

  • madeira — 300-1.500 rublos;
  • plástico – 150-500 fricções.

Sistemas de armazenamento:

  • cestas de vime - 2.500-5.000 rublos;
  • estruturas plásticas - 1.500 - 5.000 rublos.

3 principais produtos populares

Quais caixas de armazenamento de vegetais estão em demanda:

POLÍMERBITO

Caixa durável e conveniente feita de plástico de alta qualidade. Adequado para armazenamento de vegetais a longo prazo. Equipado com sistema de ventilação natural, o produto manterá os produtos vegetais frescos por muito tempo.

foto42346-6

Caixa de madeira 46x30x24 cm

Uma caixa prática e compacta feita de agulhas de pinheiro maciças é adequada para armazenar ou transportar vegetais. Vários desses produtos podem ser colocados uns sobre os outros e facilitam o armazenamento de mais produtos vegetais.

Apresenta um design leve. Produção ecologicamente correta. Design leve.

foto42346-7

Rack com recipientes extraíveis para legumes, Polimerbyt

Carrinho compacto e prático com 3 seções de recipientes retráteis. A melhor opção para armazenar colheitas de hortaliças em apartamento ou casa particular.Gavetas espaçosas são feitas de plástico durável e de alta qualidade.

A estrutura é fácil de montar e desmontar, caberá perfeitamente no espaço de qualquer ambiente.

foto42346-8

Quando é necessário aquecimento adicional?

Se os vegetais dentro de casa correm o risco de congelar devido às mudanças de temperatura, eles precisam de aquecimento adicional. Portanto, o melhor é armazená-los em caixas de madeira isoladas com uma manta. Ou adquira uma caixa térmica especial, gabinete térmico ou recipiente flexível.

Os produtos vegetais requerem isolamento se a temperatura no armazenamento cair abaixo de 5-8 C° ou se as leituras do termômetro excederem constantemente 0 C°.

Armário térmico - uma caixa com tampa, feita de metal. Um termostato e um aquecedor são integrados aqui, graças aos quais um microclima ideal é mantido dentro do armazém. Os armários térmicos podem ter diferentes dimensões e volumes.


Um recipiente flexível é um saco de tecido com várias camadas de isolamento interno. Entre eles é construído um elemento de aquecimento, responsável por aumentar a temperatura no interior da bolsa. O produto é prático e compacto. Consulte Mais informação Aqui.

Quais vegetais podem ser armazenados em caixas?

Recomenda-se armazenar dentro de recipientes e caixas nem todos os produtos vegetais, mas apenas parte deles:

  1. Cenoura necessita de ventilação, por isso é melhor guardá-lo em caixas de madeira ou metal que permitam a boa passagem do ar entre as ripas.
  2. A luz solar é prejudicial às batatas, por isso é melhor armazená-las em caixas bem fechadas. É conveniente colocar os tubérculos em caixas plásticas cobertas com tampa.
  3. Repolho Não é aconselhável guardá-lo em recipiente fechado, é preferível guardá-lo em caixa aberta ou em prateleira.
  4. Cebola e o alho é armazenado ao ar livre ou em caixa plástica de madeira, mas sempre separado dos demais vegetais.

Conselho prático

Algumas dicas úteis para a dona de casa para escolher recipientes para armazenar vegetais:

  1. foto42346-9Os vegetais cortados permanecerão frescos por mais tempo se você os armazenar em um recipiente de vidro.
  2. Pequenos recipientes de plástico mantêm frescos os alimentos preparados: cozidos, fritos, cozidos.
  3. Um organizador com alças é conveniente para armazenar produtos fitoterápicos que não precisam ser guardados sob tampas.
  4. É conveniente colocar vegetais grandes e compridos, como couve chinesa, alho-poró ou milho, em um grande recipiente para guardar vegetais, em forma de panela.

Conclusão

As caixas de armazenamento de vegetais têm um design conveniente que manterá os alimentos vegetais frescos e saborosos. Esses depósitos domésticos de vegetais podem ser feitos de diferentes materiais e ter diferentes volumes.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas