Carne

foto29121-1A carne fresca é um produto perecível. Se armazenado incorretamente por muito tempo, pode desenvolver um odor desagradável.

É perfeitamente possível livrar-se de um aroma repulsivo, se o produto não estiver estragado, utilizando técnicas simples.

O que fazer se a carne estiver estragada e cheirar mal, como tirar o cheiro? Os detalhes estão no artigo.

Produto fedorento - livrar-se dele ou abandoná-lo?

foto29121-2Um odor desagradável e repulsivo pode ser causado por vários motivos. Na maioria das vezes isso acontece como resultado de:

  • armazenamento em altas temperaturas do ar;
  • estar perto de comida estragada;
  • armazenamento em celofane, sem acesso de ar;
  • alimentação inadequada ou fixação do animal.

Se houver dúvida sobre o cheiro de um produto, o produto deve ser inspecionado, prestando atenção não só ao aroma, mas também à aparência.

Os seguintes pontos devem ser preocupantes:

  • cor não natural do produto, não típica de um determinado tipo de carne;
  • presença de parasitas;
  • cheiro persistente de podridão e decomposição;
  • consistência atípica.


Se esses sinais estiverem presentes, é melhor não usar carne estragada como alimento, mas simplesmente jogá-la fora. Mas quando o cheiro não é muito agradável e o produto tem aparência normal, após processamento adicional ele pode ser utilizado como alimento.
Deve-se ter em mente que alguns tipos de carne, como o cordeiro, apresentam inicialmente um odor específico, o que não indica deterioração do produto.

Como eliminar odores desagradáveis ​​em casa?

A carne que começar a emitir um odor desagradável deve ser processada imediatamente. Se houver áreas claramente danificadas, é melhor cortá-las e retirar o excesso de gordura.

Existem duas maneiras principais de remover o sabor da carne:

  1. Absorver.
  2. Decapagem.

Como remover o odor por imersão?

foto29121-3A imersão envolve colocar a carne em uma solução por pelo menos uma hora. Para isso eles tradicionalmente usam:

  • vinho;
  • uma solução aquosa de vinagre de baixa concentração (por litro de água - 1 colher de sopa);
  • solução salina (por litro de água - 2 colheres de sopa);
  • suco de limão ou romã.

O produto que necessita de processamento é totalmente imerso na solução e deixado por uma hora a várias horas. Isto deve ser seguido por um enxágue para remover o excesso de solução de imersão.

Decapagem

Você pode marinar a carne de acordo com diversas receitas. Para isso, são utilizados temperos, sal e outros ingredientes. A opção mais simples é esfregar a polpa com uma mistura de sal e açúcar. A carne permanece nesta forma por 40-60 minutos, após os quais é lavada em água. Se o cheiro ainda não desaparecer, prossiga para a preparação da marinada.

Receitas mais populares:

  1. Cubra a polpa com mostarda e guarde em local fresco por 1 a 2 horas.
  2. Esfregue a peça com especiarias (noz-moscada, manjericão, pimenta preta, tomilho, alecrim, etc.).
  3. Esfregue a carne com alho picado e cebola picada.
  4. Envelhecimento em molho de soja com adição de especiarias.
Usar a marinada não só elimina o odor, mas também torna o produto mais macio e suculento.

Como retirar durante o cozimento?

Para minimizar o odor desagradável que pode surgir durante o cozimento, a carne deve ser pré-embebida. Legumes assados ​​em uma frigideira seca ajudarão a resolver o problema. Eles, assim como os temperos, podem ser adicionados ao caldo após a fervura.

A folha de louro dá um bom sabor ao caldo. Mas você não precisa de muito - apenas um é suficiente para uma panela de três litros.

Você também deve coletar a espuma que aparece em tempo hábil. Se o cheiro for forte, escorra o primeiro caldo após a fervura, acrescente água doce e continue cozinhando.

Carne pouco fresca, assada há muito tempo e sufocada: o que cozinhar?

foto29121-4A carne não muito fresca que ainda pode ser utilizada na alimentação deve ser pré-preparada. Para fazer isso, é embebido ou em conserva.

Das receitas, é preferível escolher aquelas que são preparadas com grande quantidade de temperos.. Pode ser cozinha caucasiana, indiana, chinesa ou outra.

Um pré-requisito para a preparação de um produto não muito fresco é o tratamento térmico de alta qualidade.

Características de remoção de âmbar para vários tipos de carne

Diferentes tipos de carne possuem características próprias no cozimento e no preparo do produto para processamento. Para algumas espécies, um leve odor é natural e não indica deterioração.

Pato

Pato inicialmente tem um cheiro específico. Para lidar com isso, usa-se a imersão. Você pode usar água fria normal. Depois disso, o pato é enxugado e esfregado com ervas. É melhor cozinhar o pato com temperos que dominem o aroma e tornem o prato delicioso.

Carne bovina

A carne se adapta bem à marinada e à imersão. Você pode começar mergulhando pedaços não muito grandes em uma solução de vinagre e sal.Depois disso, a carne é lavada e, dependendo da intensidade do cheiro, marinada.

Frango

No frango, a principal fonte de odor desagradável pode ser a gordura.. É o primeiro a começar a deteriorar-se e a cheirar mal. Para resolver a questão do sabor, a gordura é aparada e a carne marinada ou embebida conforme qualquer receita. Consulte Mais informação Aqui.

Carne de porco

foto29121-5A carne de porco fresca não apresenta odor desagradável.

Se não houve problemas de armazenamento, mas o cheiro é desagradável, muito provavelmente a carne de um javali não castrado foi colocada à venda. Esse produto terá não apenas um aroma desagradável, mas também fedorento, que persistirá mesmo após o cozimento.

O congelamento profundo por várias horas pode eliminá-lo parcialmente. Se o cheiro persistir, você pode tentar mergulhar. Antes deste procedimento, um pedaço grande deve ser dividido em fatias finas e a gordura deve ser cortada o máximo possível.

Para a carne de porco, uma boa opção é deixá-la de molho no leite por 12 horas, trocando o líquido a cada duas horas. Além disso, você pode usar alho.

Outra opção é mergulhar a carne em solução salina com adição de vinagre. Para este processamento você precisará de:

  • 2 litros. água;
  • 4 colheres de sopa. eu. sal;
  • 5 colheres de sopa. eu. vinagre.

A carne é embebida na solução preparada por 6 a 10 horas. Depois disso, um novo é preparado e a imersão continua por mais um dia.

Para evitar comprar carne de javali por ignorância, você pode atear fogo a um pedaço de banha de um pedaço. Se o cheiro for forte e repulsivo, é melhor recusar a compra, pois se trata de um javali.

Ele vai te dizer como tirar o cheiro se a carne de porco cheirar mal esse artigo.

Carneiro

Antes de cozinhar, retira-se o excesso de gordura do cordeiro e esfrega-se a polpa com temperos. e leve à geladeira por várias horas. Decapagem também pode ser usada.Vou te contar mais detalhes esse artigo.

Carne de coelho

foto29121-6A carne de coelho tem um cheiro específico que pode ser facilmente removido.

Se o produto não estiver estragado, então Simplesmente mergulhe a carcaça em água fria durante a noite. Depois disso, é marinado para ficar mais macio e macio.

Suco de limão, vinho e kefir podem ser usados ​​como marinadas. Além disso, temperos são adicionados à marinada.

A duração da marinada depende da idade do coelho. Para um jovem bastam 3 horas, para um idoso até 8 horas.

Carne de cabra

A carne de cabra é a carne mais difícil de remover odores.. Mergulhar em uma solução de vinagre por várias horas e cozinhar com muitos temperos, inclusive alho, ajudará. A carne de cabra não castrada não pode ser processada e terá de ser deitada fora.

Jogo

A carne de alce, veado, castor e outros animais selvagens pode ter um cheiro específico, uma vez que o animal vive no seu ambiente natural. Quanto mais velho o animal, mais pronunciado pode ser o cheiro.

Após o corte, os pedaços individuais que serão consumidos são embebidos em água salgada com adição de vinagre e enxaguados em água corrente. É preferível cozinhar a caça na grelha para que o cheiro do fumo permeie a carne.

Peixe

O peixe é um produto perecível que não deve ser armazenado por muito tempo. Se as regras de localização forem violadas, rapidamente ficará fedorento. Isto se deve às características estruturais dos habitantes dos reservatórios.

As proteínas encontradas nos peixes não são estáveis ​​e começam a se decompor rapidamente, muito mais rápido do que as proteínas da carne. Os ácidos graxos, que fazem parte dos produtos pesqueiros, também contribuem para os processos oxidativos.

foto29121-7O peixe velho é determinado pelos seguintes sinais:

  • muco e viscosidade;
  • aroma forte e repulsivo;
  • o aparecimento de manchas atípicas;
  • olhos opacos e amarelados;
  • guelras escuras.

Se esses fatores estiverem presentes, tal produto não deve ser consumido na alimentação. Para peixes frescos que não estão estragados, mas têm cheiro característico de lago, podem ser utilizadas receitas com marinada e adição de temperos. Consulte Mais informação aqui.

Recomendações

Conselhos de especialistas ajudarão a resolver o problema:

  1. É mais fácil determinar o frescor pela carne resfriada do que pela carne congelada.
  2. Ao comprar, você pode determinar o frescor da carne pressionando a polpa. Se as fibras se endireitarem rapidamente, o produto está fresco.
  3. A cor da carne deve corresponder ao seu tipo. Muito escuro ou com cores irregulares pode indicar que o produto está velho.
  4. Você só pode armazenar um produto cárneo na geladeira em papel celofane por um curto período de tempo, pois sem acesso ao oxigênio ele secará.
  5. Antes de congelar a carne, retire o máximo de ar possível do saco.
  6. Se todas as condições forem atendidas, o produto não pode ser armazenado na geladeira por mais de 2 dias.
  7. A imersão e a marinada não devem durar menos de 1-2 horas.
  8. Após a imersão, a carne deve ser enxaguada antes de cozinhar.

Não é aconselhável comprar carne cuja qualidade não tenha certeza.

Conclusão

Se a carne cheirar mal, mas não estiver completamente deteriorada, deve ser realizado um pré-tratamento. Neste caso, é necessário levar em consideração o seu estado e tipo de produto.

Em casos avançados, quando o processo de apodrecimento é evidente ou o produto não é inicialmente comestível, é melhor não cozinhar o prato de carne, mas simplesmente jogue fora o produto que falta para não ser envenenado por um prato de baixa qualidade.

Lista de artigos

A carne de porco estraga muito rapidamente se armazenada incorretamente. O cheiro vem de...

O cordeiro é uma carne nutritiva, rica em microelementos e vitaminas. Porém, muitas pessoas recusam...

O cheiro de peixe tem uma característica desagradável - é profundamente absorvido quase...

O cheiro da carne de frango costuma ser neutro, mas em decorrência de exposição prolongada ou inadequada ...

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas