Conservas incomuns: como organizar o armazenamento do alho com sal para o inverno?
O alho é um produto saudável e um tempero indispensável. Os pratos que o utilizam são relevantes em qualquer época do ano. Principalmente no inverno, quando é necessário apoiar o sistema imunológico e fortalecer a defesa do organismo contra bactérias.
Mas com o armazenamento normal, o alho se deteriora rapidamente, começa a secar, mofar e apodrecer. Como resultado, a colheita de alho colhida no verão pode tornar-se imprópria para consumo no inverno.
Para evitar que se estrague, deve ser devidamente conservado. Isso pode ser feito com sal - o conservante mais simples e confiável.
Neste artigo contaremos como organizar o armazenamento do alho com sal durante todo o inverno.
Contente
Como armazenar?
Existem três opções principais armazenar esta raiz vegetal com sal:
- em sal seco;
- em solução salina;
- na marinada.
É aconselhável retirar as escamas duras superiores dos bulbos. Somente cabeças de alho completamente saudáveis podem ser usadas para a colheita. É mais conveniente guardar os cravos. Eles são mais compactos - um frasco de um litro cabe por alguns meses. Antes de adicionar sal, eles devem ser limpos e separados.
Em seco
Para fazer isso você precisa:
- Prepare o número necessário de potes de vidro ou recipientes de plástico para alimentos.
- Pré-classifique e seque as raízes preparadas.
- Polvilhe um pouco de sal no fundo do recipiente.
- Coloque o alho no recipiente.
- Polvilhe sal por cima para preencher todos os espaços entre as cabeças ou os cravos.
- Cubra com papel ou deixe descoberto.
- Armazenar em local escuro e seco até a próxima colheita.
O alho fica salgado após esse armazenamento. O resto de suas propriedades são preservadas. Pode ser utilizado no preparo de qualquer prato frio ou quente. Este método de armazenamento é simples e conveniente. Mas tem uma desvantagem significativa.
Para garantir a segurança, é melhor guardá-lo não com sal seco, mas em salmoura ou marinada. Sem correr o risco de estragar o produto, você pode preparar cravo moído em sal seco.
Misture na proporção de 3/1 (por exemplo, para 300 g de alho, 100 g de sal). Coloque a mistura em um recipiente hermético e guarde com a tampa fechada na prateleira da geladeira. Deve ser utilizado no prazo máximo de 6 meses.
Em salmoura
O alho assim salgado mantém a sua densidade, frescura, aroma e sabor. Procedimento para salga:
- Limpe e enxágue as cabeças sem desmontar os cravos;
- despeje as cabeças limpas com água bruta e deixe por 3 dias (troque a água a cada 12 horas);
- despeje água na panela, adicione sal (200 gramas de sal por litro de água), ferva a salmoura resultante e deixe esfriar;
- coloque o alho infundido em uma jarra, adicione salmoura, feche a tampa;
- guardar na geladeira ou adega até a próxima colheita.
Se a raiz for de boa qualidade, densa, suculenta e sem danos, não se pode infundir, mas despejá-la imediatamente com salmoura. Neste caso, o frasco deve primeiro ser deixado descoberto e após 3 dias fechado com tampa hermética.
Para deixar a decapagem mais apetitosa e picante, você pode adicionar outros ingredientes. Poderia ser:
- Endro ou salsa (1 cacho por 1 kg de alho).
- Bagas de groselha (150-200 gramas por 1 kg de alho).
- Suco de beterraba (150-200 g por 1 kg).
O alho em conserva é usado da mesma forma que o alho fresco. Só levando em conta que já está salgado.
A vantagem da decapagem é que ela mantém o alho crocante e saboroso. Desvantagem: é aconselhável guardar no frio. Se não houver adega e a oferta de raízes for impressionante, os potes de decapagem ocuparão muito espaço na geladeira.
Na marinada
A decapagem difere da decapagem porque utiliza dois ou três tipos de conservantes ao mesmo tempo. Isto é sal e vinagre, e muitas vezes também açúcar. O alho devidamente conservado e em conserva não pode ser armazenado na geladeira, mas simplesmente na prateleira da cozinha ou da despensa.
Pode ser armazenado assim por anos. Mas o alho em conserva não dura muito em uma jarra aberta. É aconselhável usá-lo dentro de 2 a 3 semanas.
Existem muitas maneiras de marinar. Você pode usar qualquer receita de marinada destinada a enlatar tomates ou pepinos. Tanto as cabeças de alho quanto os dentes individuais são marinados. No primeiro caso, as escamas duras superiores são removidas. Os dentes limpam completamente ou deixam a camada inferior do filme. Apenas raízes suculentas e intactas são usadas.
Você pode adicionar:
- folha de louro (1-2 unidades);
- pimenta preta (7-10 ervilhas);
- pimenta da Jamaica (10-12 ervilhas);
- endro (1 guarda-chuva);
- cravo (2-3 unidades);
- suco de beterraba (50-70 gr.);
- Raminho de tomilho).
Normalmente, 2-3 ingredientes desta lista são adicionados à marinada.
Benefícios do alho em conserva: é um lanche completo, cujo sabor é matizado com especiarias ou ervas.É crocante e não deixa o cheiro característico de alho na boca.
É um excelente molho para aperitivos frios e saladas picantes. A desvantagem é que não é adequado para pratos quentes tradicionais.
Opções alternativas
Existem outras maneiras de manter as raízes em perfeitas condições por muitos meses. Para este efeito pode ser:
- Congelar.
- Seco.
- Coloque em uma jarra vazia sem tampa.
- Coloque cada cabeça em um saco de papel e guarde na geladeira.
Leia sobre como armazenar alho em potes de vidro Aqui, em uma geladeira - aqui.
Recomendações
Antes da colheita para o inverno, independente do método de armazenamento, é necessário retirar o alho que ficou macio, seco, começou a apodrecer ou mudou de cor. Apenas raízes inteiras e saudáveis devem ser enlatadas, caso contrário, toda a decapagem pode estragar.
É melhor conservar com salmoura e marinar em potes pequenos, pois o alho não se consome muito rapidamente e, em recipiente aberto, vai perdendo gradativamente a pungência e o aroma, estragando em poucas semanas.
A salmoura ou marinada deve primeiro ser resfriada à temperatura ambiente e só depois colocada em um recipiente com alho. Caso contrário, no líquido quente, a raiz do vegetal amolecerá e não ficará crocante, e seu sabor será prejudicado.
Vídeo sobre o tema do artigo
Este vídeo falará sobre como armazenar alho no sal:
Conclusão
O alho é muito benéfico para a saúde. Ao mesmo tempo, é um tempero popular necessário no preparo de muitos pratos tradicionais. Mas nem sempre é possível conservá-lo de uma colheita para outra.Pode começar a secar, apodrecer ou oxidar.
Você pode preservar a raiz vegetal conservando-a com sal. Isso é feito usando:
- sal seco (opção simples, mas não a mais confiável),
- salmoura (o alho fica suculento, crocante, adequado para adicionar a qualquer prato),
- marinada (é um excelente aperitivo e ingrediente para pratos frios picantes, mas não é a melhor opção para pratos quentes).