Armazenar coisas em gavetas é uma forma conveniente de organizar seu conteúdo. É prático e funcional, permitindo organizar itens. E não perca muito tempo procurando a coisa certa.
Ao mesmo tempo, o próprio espaço de armazenamento parece elegante e moderno. Existe uma grande variedade de caixas e caixas de armazenamento que você não só pode comprar prontas, mas também fazer você mesmo com os materiais disponíveis.
Contente
Finalidades de aplicação
O principal objetivo do uso de caixas em casa é organizar as coisas existentes de maneira ordenada. Dependendo da finalidade, são selecionados recipientes com determinadas características.
As caixas podem ser usadas para diversos fins:
- Conteúdo dos produtos.
- Armazenamento têxtil.
- Embalagem de itens de hobby e artesanato.
- Para o escritório.
- Brinquedos.
- Para itens pequenos, etc.
Na hora de escolher caixas para um ambiente, é aconselhável dar preferência a recipientes do mesmo tipo e estilo.
Variedades para escolher?
Existe um grande número de tipos de caixas. Para se decidir em toda essa diversidade, informações sobre possíveis opções devem ser exploradas.
Para produtos alimentares ou não alimentares
Separar as embalagens de alimentos e não alimentares é um ponto muito importante. Os recipientes projetados para contato com produtos devem ser selecionados com especial cuidado.Essas embalagens devem ser totalmente seguras quando utilizadas corretamente.
Os recipientes para alimentos são adequados para armazenar:
- Comida na cozinha.
- Mamadeiras.
- Medicamentos, etc.
Uma visão geral das caixas para armazenamento de peças de Lego é apresentada em esse artigo, caixas de rua - em esse, jardim - em esse, para armazenar discos de vinil - aqui, batatas no apartamento - Aqui, vegetais - aqui, brinquedos infantis - em esse, legumes na varanda - em esse, ferramentas - em esse.
Tamanho
O tamanho da caixa determina sua capacidade e funcionalidade. Caixas grandes podem acomodar mais itens. Esses recipientes são adequados para armazenar itens volumosos, principalmente leves.
Esses incluem:
- cobertores;
- travesseiros;
- Brinquedos de pelúcia;
- roupas de inverno, etc.
Se você planeja encher uma caixa grande com objetos pesados (por exemplo, ferramentas), então é necessário decidir sobre os seguintes fatores:
- confiabilidade do contêiner;
- presença de alças;
- Possibilidade de transporte e qualquer movimentação quando carregado.
Material
Para fazer caixas como sistemas de armazenamento, uma grande variedade de materiais pode ser usada: de papelão a metal.
Cartão
Caixas de papelão são uma forma comum de organizar um sistema de armazenamento. Você pode comprar essas embalagens prontas ou fazer você mesmo.
Vantagens de usar papelão:
- Baixo custo.
- Amizade ambiental.
- Aparência atraente.
- Grande seleção de modelos.
- Baixo peso de tara.
Desvantagens:
- Vida útil curta.
- Falta de resistência à umidade.
Plástico
As caixas plásticas são uma opção universal para diversas finalidades. Nesse recipiente, é conveniente manter vários itens pequenos, brinquedos, produtos químicos domésticos, pequenas peças sobressalentes, etc.
Vantagens:
- facilidade de limpeza;
- a possibilidade de escolher um contêiner em qualquer desenho e cor (inclusive transparente);
- aparência lacônica;
- vida útil média.
Desvantagens:
- não é adequado para nenhum interior;
- Se as regras operacionais forem violadas, eles estão sujeitos a arranhões e outros danos.
Leia sobre caixas plásticas para armazenar vegetais aqui.
Árvore
Dependendo do design e do processamento adicional do material, as caixas de madeira podem se tornar o destaque do interior. Essa embalagem é adequada para estilos provençal, loft e estilo ecológico.
Vantagens:
- Funcionalidade.
- Amizade ambiental.
- Longa vida útil.
- Eficácia.
Desvantagens:
- Exposição à umidade.
- Não é adequado para nenhum interior.
- Pode ser caro.
Leia sobre caixas de armazenamento de madeira aqui, para armazenar vegetais - Aqui.
Vime
Caixas e cestos de vime são uma forma bonita e moderna de decorar áreas de armazenamento. Tal como a madeira, este material é eficaz, bonito e amigo do ambiente.
Sujeito ao cumprimento dos padrões operacionais, recipientes de vime servirão por anos sem perder a aparência.
A desvantagem é a suscetibilidade à alta umidade. As caixas de vime são utilizadas para diversos fins - desde guardar vegetais e frutas, até guardar toalhas, acessórios de banho e ferramentas de artesanato, etc.
Têxtil
As caixas de tecido podem ser duras (se tiverem inserções de plástico ou papelão) ou totalmente macias. Os têxteis podem ser escolhidos de diferentes maneiras - desde tecido não tecido até estopa. Roupas, lençóis, pequenos itens, etc. podem ser armazenados em recipientes de tecido. Leia sobre caixas de tecido Aqui.
Metal
O metal raramente é escolhido como material principal para a fabricação de caixas, na maioria das vezes - para armazenar ferramentas, panelas e frigideiras. Se o contêiner for grande, seria melhor organizar um local fixo para ele, pois quando totalmente carregado terá um peso considerável.
Detalhes - em esse artigo.
7 critérios de seleção
Para escolher qual caixa você precisa, você deve decidir com antecedência o que será guardado nela. Os principais parâmetros de seleção dependem disso. As principais características incluem:
- Tamanho. Por exemplo, para guardar joias você precisa de uma gaveta menor, para cobertores extras – uma gaveta grande e espaçosa.
- Disponibilidade de partições. Este design pode ser útil para armazenar diversos itens em um único contêiner. Isso os ajuda a não se confundirem e se aglomerarem.
- Material de fabricação. Cada tipo de material possui seus pontos fortes e fracos, que devem ser levados em consideração na fase de escolha dos recipientes.
- Disponibilidade de tampas e alças. Este parâmetro depende do que estará localizado dentro e onde a própria caixa estará contida.
- Projeto. Dependendo se o contêiner estará localizado em um espaço aberto ou fechado, é determinada a importância de sua aparência.As caixas destinadas a prateleiras abertas devem ter um design que corresponda ao interior da sala.
- Preço. Você precisa começar com o orçamento alocado. Deve ser considerado. Que caixas de vime, bambu e feitas de materiais inusitados de acordo com um projeto de design custarão mais do que modelos simples. Caso precise comprar várias peças de uma vez, o investimento pode ser significativo.
- Características de cuidado. Os recipientes, assim como o seu conteúdo, requerem cuidados. Dependendo das condições operacionais e das características do material, isso pode ser bastante difícil. Por exemplo, o plástico pode ser lavado com detergentes, mas isso não pode ser feito com materiais naturais.
Fazendo você mesmo
Caixas para uso doméstico podem até ser feitas de forma independente. Você pode fazê-los do zero ou usando espaços em branco.
Fazendo uma caixa de roupa suja com três caixas e sacos plásticos para vegetais, você pode assistir ao vídeo:
Você pode aprender como fazer caixas de papel de vime no vídeo abaixo:
Como fazer caixas de barbante usando recipientes plásticos pode ser visto no vídeo:
Onde comprar e quanto pagar: os 3 principais modelos de armazenamento populares
As caixas podem ser adquiridas nos departamentos de ferragens das lojas, departamentos de decoração e até nas seções “Horta e Horta”. Você também pode solicitar um modelo adequado online.
PROFI Conforto, 36 litros
Caixa plástica transparente de grande capacidade. Fabricante: Federação Russa. Indicado para guardar lençóis e roupas, possui tampa com travas e alças para movimentação. Tamanho da caixa: 50x39x28,5 cm.
BranQ Optima 57 l
A caixa é feita de polipropileno durável e possui tampa colorida. Uma adição conveniente é a presença de pequenas rodas, que facilitam a movimentação da caixa pela casa. Tamanho do recipiente: 33,1x61,6x40,5 cm Custo - a partir de 1.200 rublos
Mestre Rio
A caixa de madeira natural tem um aspecto decorativo. Seus parâmetros: 42 x 25 x 14 cm Preço – a partir de 1.500 rublos.
Recomendações
Ao escolher e usar caixas em casa As seguintes recomendações podem ajudar:
- Não faz sentido comprar caixas caras se forem destinadas especificamente ao uso doméstico e ficarem escondidas de olhares indiscretos, por exemplo, na adega ou no sótão.
- As caixas são uma compra útil para armazenar itens sazonais - roupas de esqui, ferramentas de jardinagem, etc.
- Recipientes baixos podem até ser colocados nas gavetas da cômoda.
- As caixas para alimentos podem ser usadas para armazenamento compacto de especiarias e produtos a granel.
- Caixas com tampa ajudam a proteger os itens de contaminação.
Conclusão
As caixas de armazenamento permitem que você organize seus pertences de maneira conveniente. Recipientes de diversos tamanhos permitem organizar e manter as coisas em ordem. Com recipientes corretamente selecionados, mesmo em prateleiras abertas, o interior da sala só beneficia.