O repolho saboroso e suculento pode permanecer fresco até o tempo esquentar, mas para isso é necessário armazená-lo adequadamente. As nuances são muitas, desde a escolha da variedade até a seleção dos recipientes adequados.
Basta dominar a tecnologia com sucesso uma vez e no futuro você não terá que procurar novas maneiras de prolongar a vida útil de vegetais saudáveis.
Leia o artigo sobre como armazenar adequadamente o repolho no inverno.
Contente
Preparação para armazenamento
A preparação para o armazenamento não envolve apenas limpar a sujeira do repolho e secá-lo. Começa na primavera, na hora de escolher uma variedade.
As melhores variedades de inverno
Para armazenamento, você precisa escolher variedades de repolho de maturação tardia. Colheita na segunda metade do outono, com início das primeiras geadas. Uma permanência tão longa de um vegetal na horta o endurece, ajuda a aumentar a imunidade, por isso não tem medo de doenças.
As cabeças das variedades armazenadas são menos suculentas, mas contêm mais fibras. Suas folhas são nervuradas, duras e densas. Para armazenamento a longo prazo, você pode escolher as seguintes sementes:
- Tempestade de neve;
- Branca de Neve;
- Presente;
- Dombrovskaia;
- Glória;
- Stolichnaya;
- Colheita, etc.
A vida útil das variedades de maturação tardia pode chegar a 12 meses. Lista de variedades de repolho para armazenamento no inverno - Aqui.
Condições ideais
O repolho tem certos requisitos de condições de armazenamento. Parâmetros ideais:
- Temperatura do ar – de -1 a +2 graus.
- Umidade do ar 85-95%.
Leia mais sobre a temperatura de armazenamento do repolho aqui.
Qual a melhor forma de armazená-lo: formas
Existem várias opções de armazenamento de repolho, a saber:
- Em filme plástico. Para isso, a cabeça do repolho é embrulhada em 2 a 3 camadas para que o polietileno se encaixe perfeitamente em sua superfície.
- Em papel. Atua como isolador, evitando que os garfos se toquem. Porém, terá que ser trocado de vez em quando, pois o papel úmido é um terreno fértil para o crescimento de bactérias e apodrecimento de vegetais.
- Em caixas. Dá-se preferência a recipientes de madeira ou plástico, com furos entre as tábuas e tampa aberta.
- Em paletes de madeira. As cabeças de repolho estão empilhadas em forma de pirâmide.
- Na areia. Coloque os garfos em caixas em camadas e polvilhe-os com areia.
- No limbo. Este método requer uma corda e uma viga à qual os vegetais serão presos. Eles estão enrolados no toco, que não é cortado.
- Nas prateleiras. Os garfos são dispostos de forma que não se toquem.
O método de armazenamento do repolho em argila tem se mostrado bem. O preparo levará muito tempo, mas as cabeças de repolho revestidas serão armazenadas por pelo menos 7 a 8 meses. Coloque-os em caixas ou prateleiras.
Quando guardá-lo para armazenamento?
Se remova as cabeças de repolho para armazenamento muito cedo, os vegetais murcharão. Atrasar o torque causará rachaduras nos garfos.
Portanto, você precisa seguir algumas regras:
- A colheita começa quando a temperatura do ar durante o dia é de +3...+8 graus e à noite cai para 0...-3 graus.
- O tempo deve estar seco. Quando chove, os garfos não são cortados.
- Após a colheita, as espigas são secas em ambiente aquecido e com boa ventilação ou ao ar livre, sob uma cobertura.
Recursos do processo
É errado pensar que a couve só pode ser guardada na adega, embora seja aqui que se criaram as condições ideais para isso. Na verdade, os vegetais hibernam na varanda, na geladeira, nas garagens. Às vezes eles estão até enterrados no chão.
Em casa
Você pode armazenar repolho em casa em uma geladeira, na prateleira de legumes. No entanto, não será possível colocar mais de 2 a 4 garfos na caixa.
Você pode congelar couve-flor e savoy repolho O repolho branco só é colocado no congelador após o pré-processamento: cozido ou em conserva.
As couves frescas não toleram o resfriamento repentino: após o descongelamento, as folhas amolecem e perdem o sabor. Se você deixar o repolho em seu apartamento, ele começará a estragar em 7 a 9 dias.
Outro lugar para guardar garfos frescos é a varanda. Deve ser esmaltado. Caso contrário, os vegetais irão congelar. Na loggia eles são armazenados em caixas com isolamento de espuma, que são cobertas com cobertores ou jaquetas velhas.
Uma condição importante para guardar o repolho na varanda é manter a temperatura estável. Se ocorrerem mudanças constantes, os vegetais começarão a deteriorar-se rapidamente. Consulte Mais informação Aqui.
Na adega ou porão
Você pode guardar o repolho na adega ou no porão até que aqueça. A sala deve ser limpa e ventilada uma vez por mês. Coloque as cabeças da maneira que estiver disponível: pendure-as em tocos ou coloque-as em caixas.
No inverno, você precisa verificar periodicamente seus vegetais. Se forem encontrados sinais de podridão, as amostras estragadas são removidaspara que não infectem vegetais saudáveis. Leia mais sobre como armazenar repolho na adega aqui.
Na garagem
Se a garagem não tiver adega, basta guardar o repolho em prateleiras ou prateleiras.
Uma sala sem aquecimento congela, então as cabeças de repolho devem ser colocadas o mais alto possível do chão. Devem ser embrulhados em filme e cobertos com mantas.
Se a garagem for aquecida, pode-se colocar o repolho em prateleiras de 20 a 30 cm de altura do chão. Outra opção é pendurar os vegetais pela raiz. É necessário garantir que a temperatura do ar na sala não ultrapasse +8 graus. Caso contrário, as cabeças de repolho não entrarão no “modo de hibernação” e deteriorarão-se rapidamente.
O filme de polietileno ajuda a proteger os vegetais da perda de umidade, pois é difícil atingir 95% de umidade do ar em uma garagem.
Em uma cova no inverno
Se você proteger os vegetais da umidade e das pragas e fornecer uma boa ventilação, eles serão armazenados bem no solo.
Características de colocar vegetais em um buraco:
- Em local adequado, cave uma vala com 60 cm de profundidade e 40 cm de largura.
- O fundo do poço é polvilhado com areia e vários postes são colocados em cima.
- Os garfos são colocados em uma trincheira em 1-2 camadas, com os tocos voltados para cima.
- A cada 3 m é instalado um tubo que proporcionará ventilação à fossa.
- Preencha o buraco com areia ou palha seca. Neste caso, é necessário garantir que o material não entre no tubo.
- O topo da vala é polvilhado com uma camada de argila de 10 cm de espessura, após a qual são adicionados até 20 cm de solo. A argila impedirá que a umidade penetre no interior e o solo protegerá os garfos da geada.
- Além disso, a vala é coberta com feltro ou ardósia, garantindo que as aberturas de ventilação permaneçam abertas.
- Quando cai neve suficiente, ela é jogada sobre a vala para melhorar seu isolamento térmico.
Regras para diferentes tipos de vegetais
Dependendo do tipo de vegetais, as condições de armazenamento serão diferentes. Por exemplo, o repolho chinês permanece fresco na geladeira por vários meses, os vegetais em conserva são melhor enrolados sob uma tampa de metal e recomenda-se que a couve-flor seja congelada.
Pequim
Características de armazenamento de Pequim repolho:
- Antes de guardar os vegetais na geladeira, eles são embrulhados em plástico. Nesta forma, permanece fresco por até 3-5 meses.
- A temperatura de armazenamento não deve exceder +4 graus para evitar que os vegetais brotem e estraguem.
- O repolho chinês pode ser congelado. É lavado, seco, picado ou dividido em folhas e colocado no freezer. Nessas condições, permanece fresco por mais de 6 a 8 meses.
As folhas podem ser cortadas em tiras e secas na secadora ou no forno, e as donas de casa também fermentam a couve chinesa e guardam em potes (na adega ou na geladeira).Ele falará sobre como armazenar repolho chinês esse artigo.
Sabóia
O Savoy é armazenado da mesma forma que o repolho branco:
- na adega;
- na geladeira;
- na varanda.
Antes de armazenar, é limpo de sujeira, embrulhado em filme plástico e colocado de forma que os garfos não se toquem.
Chucrute
O chucrute deve ser guardado em local fresco. No calor, deteriora-se rapidamente e fermenta.
Principais métodos de armazenamento:
- Na adega.
- Na geladeira: no compartimento principal ou no freezer.
- Na varanda.
O chucrute não tem medo de congelar, as baixas temperaturas não alteram o seu sabor. Portanto, o produto pode ser deixado no inverno mesmo em uma varanda sem vidro.
O principal é evitar mudanças de temperatura. Depois de descongelado, o repolho não pode ser congelado novamente. Tudo sobre como armazenar chucrute - Aqui.
Cor
A couve-flor pode ser armazenada no congelador. Isso não afeta seus benefícios e sabor. Nenhuma preparação especial é necessária.
As cabeças são divididas em inflorescências, lavadas e acondicionadas em sacos plásticos, que são colocados no freezer. Em temperaturas em torno de 0 graus, o repolho é armazenado em porão ou porão.
Você encontrará todas as informações mais importantes sobre como armazenar couve-flor em esse seção.
Estufado
O repolho refogado, preparado para uso futuro, fica perfeitamente guardado no freezer.Para isso, ele precisa ser resfriado e colocado em um recipiente conveniente, por exemplo, em sacos plásticos ou recipientes plásticos.
Legumes cozidos podem durar até seis meses no congelador. Você pode aquecer o prato no micro-ondas ou na frigideira. Devido à exposição ao frio, o sabor do produto não muda. Consulte Mais informação aqui.
Bruxelas
Couve de Bruxelas armazenado de uma das seguintes maneiras:
- Fresco na adega ou porão. Você pode pendurar vegetais pelos caules, removendo as folhas superiores.
- Outra opção é desenterrar as cabeças do repolho e plantá-las em uma caixa com terra umedecida. A temperatura do ar deve permanecer na faixa de +3...+5 graus.
- O congelamento permite preservar todas as propriedades benéficas dos garfos pequenos e estender sua vida útil para 10 meses.
- A decapagem ou salga como método de armazenamento é adequada para donas de casa que gostam de fazer preparativos.
As couves de Bruxelas são deliciosas em qualquer formato. É consumido fresco, cozido e em conserva. Leia mais sobre como armazenar couves de Bruxelas Aqui.
Por quanto tempo pode ser armazenado fresco?
Prazo de validade do repolho sob várias condições de armazenamento:
- Na adega, ao ar livre – até 3 meses.
- Em filme plástico a 0 graus – até 6-8 meses.
- Na cova - até 10 meses.
- Na geladeira - até 3 meses.
- À temperatura ambiente - até 10 dias.
Como escolher os vizinhos certos?
Existem vegetais dos quais o repolho é “amigo”, por isso podem ser colocados bem próximos. Esses incluem:
- batata;
- beterraba;
- cenoura;
- rabanete;
- abóbora.
A regra principal é não guardar repolho próximo maçãs. É aconselhável que eles não estejam na sala. As maçãs emitem gases que aceleram o amadurecimento de outros vegetais e frutas, fazendo com que estraguem rapidamente.
Possíveis problemas e formas de superá-los
Se o repolho começar a apodrecer, remova as folhas estragadas de cima e polvilhe as cabeças com giz amassado. Via de regra, o processo de deterioração é mais lento, mas esses garfos precisam ser armazenados separadamente do restante da colheita.
Se as folhas murcharem, significa que há baixa umidade no ambiente.. Você pode aumentá-lo colocando recipientes com água na adega.
Às vezes, uma grande quantidade de concentrado se forma sob o filme, que é um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Na maioria das vezes, isso acontece porque as cabeças do repolho foram embrulhadas quentes e depois colocadas em local frio.
A água é uma consequência das mudanças de temperatura. Lidar com o problema é simples: basta remover o filme antigo e substituí-lo por um novo.
Conclusão
Armazenar repolho é um processo simples se você conhecer e seguir certas condições. Para manter os garfos frescos pelo maior tempo possível, é necessário manter a temperatura do ar em cerca de 0 graus e a umidade em 90%. A sala deve estar limpa e os próprios garfos não devem ser pressionados uns contra os outros.