Maneiras populares de armazenar cenouras na adega
As cenouras começam a ser colhidas no outono e ficam armazenadas até o clima esquentar. No entanto, só é possível evitar a deterioração dos vegetais se determinadas condições forem satisfeitas.
Não basta colocar as cenouras na adega, é preciso preparar bem as próprias raízes e o ambiente onde passarão o inverno.
Sobre, como armazenar cenouras na adega, para não perder a colheita, leia o artigo.
Contente
O subsolo ou porão é adequado para armazenamento até a primavera?
Uma adega limpa e bem ventilada é o local ideal para armazenar cenouras. Possui espaço suficiente para acomodar toda a colheita.
Temperatura e umidade ideais
As cenouras não congelam e germinam se armazenadas a 0...+2 graus. Um aumento e diminuição da temperatura dentro de 1-2 graus não é crítico.
É importante não permitir mudanças constantes. Um salto único não é terrível, mas mudanças regulares farão com que os vegetais comecem a apodrecer, brotar ou secar.
A umidade do ar deve permanecer dentro de 95%. A colheita de raízes consiste em 90% de água, por isso, em condições inadequadas, perde-a muito rapidamente.
Se notar que os vegetais estão começando a secar, é necessário aumentar a umidade do ambiente. Para medir este indicador, é utilizado um higrômetro. Leia mais sobre as condições de temperatura para armazenamento de cenouras aqui.
Preparação
O preparo das cenouras para armazenamento deve começar na primavera, na hora de escolher as sementes para o plantio. Cerca de um mês antes da colheita, é necessário iniciar o processamento das instalações.. Quando a adega estiver pronta, você poderá coletar vegetais, que também requerem algum processamento.
Leia mais sobre como preparar cenouras Aqui.
Seleção de variedades
As variedades de maturação tardia e intermediária colhidas na segunda metade do outono são adequadas para armazenamento. Essas raízes podem permanecer frescas por 7 a 10 meses.
Você precisa escolher as seguintes sementes para plantar:
- Rainha do Outono;
- Flaccoro;
- Dolyanka;
- Sansão;
- Chance;
- Nantes;
- Vitamina;
- Inverno de Moscou, etc.
Você não pode misturar variedades diferentes entre si. Eles devem ser armazenados separadamente. Em primeiro lugar, utilizam-se cenouras de maturação intermediária e, em seguida, cenouras de maturação tardia. As melhores variedades de cenouras para armazenamento são descritas em esse artigo.
Como preparar bem os vegetais?
Se você colocar na adega uma colheita que não passou por preparação preliminar, ela se deteriorará rapidamente. Para manter as cenouras frescas pelo maior tempo possível, uma série de condições devem ser atendidas:
- Prossiga para cavar cenouras necessário em tempo seco e ensolarado. Ao retirar as raízes do solo, aja com cautela, tentando não danificá-las com uma pá.
- As cenouras escavadas são colocadas na cama para a secagem inicial. Após 2 horas, sacuda cuidadosamente o solo restante, mas não há necessidade de ser muito zeloso.
- Cortando os topos quase abaixo do ponto de crescimento, deixando um processo de até 2 mm de comprimento. Use uma faca afiada para remover as verduras.
- Coloque os vegetais para armazenamento temporário em um ambiente quente, como uma despensa. Após 5 a 7 dias, você pode avaliar sua condição e separar as frutas podres e estragadas.
- Depois de concluída a preparação, os vegetais podem ser colocados no porão.
Sala
A preparação adequada da adega é a chave para o sucesso do armazenamento das cenouras. Plano de ação:
- Ventile a sala. Para isso, a adega fica aberta de 7 a 14 dias. Não deve haver odores estranhos nele.
- Forneça acesso ao ar fresco. Isso só é possível se houver ventilação que funcione bem.
- Desinfete todas as superfícies. As paredes devem ser tratadas com solução de água sanitária a 2%, que evita a proliferação de microrganismos.
- Caiar as paredes. A caiação começa 14 dias após a desinfecção. Por 1 m² m são necessários cerca de 0,5 litros de solução.
- Trate os recipientes de armazenamento. Não deve haver sinais de crescimento de mofo. Recomenda-se colocar as caixas ao sol para garantir secagem e desinfecção adicionais.
As atividades preparatórias não duram um único dia. É necessário começar a vendê-los com antecedência, cerca de um mês antes de colocar a colheita na adega.
O que é melhor?
A vantagem de uma adega é que você pode armazenar as colheitas em quase qualquer recipiente. Os métodos mais populares:
- Em caixas (plástico ou madeira). O recipiente é preenchido com qualquer material adequado. Poderia ser areia ou serragem seca, que são polvilhados sobre os vegetais para que não entrem em contato uns com os outros. O prazo de validade é de 7 a 9 meses para areia e até um ano para serragem.
- Em panelas esmaltadas. Um pré-requisito é a integridade do contêiner. Não deve haver lascas ou ferrugem. Embale bem os legumes na panela, colocando-os na posição vertical.Quando estiver cheio até o topo, cubra-o com papel toalha e feche bem. Sem cobertura, as cenouras permanecerão frescas por até seis meses.
- Em sacos de tecido. Polvilhe as raízes com qualquer material adequado. Você pode usar cascas de cebola ou alho, que ajudam a reter a umidade.
Encha 1/3 o saco com legumes, amarre e coloque em local adequado. Prazo de validade - até seis meses.
- Em sacos plásticos. Este é um dos métodos de armazenamento mais populares, uma vez que os vegetais não apodrecem, secam ou murcham na película. Não devem ser colocados mais de 5 kg de raízes em 1 saco.
O recipiente é amarrado, mas primeiro são feitos vários furos nele para que a condensação não se acumule em seu interior. Durante o armazenamento, os vegetais liberam dióxido de carbono, que em baixa concentração ajuda a manter seu frescor.
Se a saída de ar não for garantida, o nível de dióxido de carbono aumentará para níveis críticos e as cenouras começarão a deteriorar-se. Os sacos podem ser substituídos por filme plástico. A vida útil é de cerca de 5 meses.
- Em papel. Cada raiz vegetal é embrulhada separadamente em folhas limpas, sem qualquer impressão ou aplicação de tinta aquarela. Armazene as cenouras em caixas abertas.
O seguinte pode ser usado como material para despejar raízes:
- Areia. Deveria ser de barro, não de rio. Antes de encher é levemente umedecido. Para 1 balde leve 0,5 litros de água.
- Serragem de coníferas.
- Musgo.
Se todas as condições forem atendidas, as cenouras durarão seis meses ou mais na adega.
O que processar?
Na maioria das vezes, as cenouras são tratadas com argila antes de serem enviadas para armazenamento. Isso evita o processo de germinação e murchamento. Existem duas opções de uso de argila: despejar e mergulhar.
Para preencher? os baldes são enchidos com argila, que é diluída em água e deixada por 12 horas.
Quando o material inchar, misture bem, acrescente água e deixe novamente por um dia. O procedimento é repetido por 2-3 dias. A argila precisa ficar com a consistência de creme de leite espesso.
O fundo das caixas onde serão colocados os vegetais é coberto com filme.. As raízes são colocadas de forma que não se toquem. Eles estão cheios de argila por cima. Quando esta camada seca, as cenouras são colocadas novamente sobre ela e novamente preenchidas com argila. O procedimento é repetido quantas vezes forem necessárias.
A segunda opção é mergulhar as cenouras na argila. Deve ser tão grosso que não escorra das raízes. As cenouras embebidas são secas e colocadas em caixas. Não se deteriorará, pois cada amostra será protegida de forma confiável por uma casca seca.
A argila é um material ecologicamente correto que não contém impurezas prejudiciais ao homem.. Seu uso permite aumentar a vida útil da colheita para 8 a 10 meses. Antes de comer, os vegetais devem ser bem lavados e descascados.
Outra opção é usar parafina. As raízes precisam ser mergulhadas na massa quente. Para dar elasticidade, você pode derreter uma pequena quantidade de cera de abelha em parafina.
Todos os métodos acima são seguros. As substâncias contidas na solução de parafina, argila e giz não penetram nos vegetais. Portanto, após lavar e retirar a casca, permanecem comestíveis.
Os melhores e piores vizinhos
As cenouras devem ser armazenadas em um recipiente separado. Não pode ser misturado com outras raízes. No entanto, pode haver vegetais por perto, como:
- batata;
- beterraba;
- couve-rábano;
- cebola;
- Alcachofra de jerusalem;
- rabanete.
Os piores vizinhos das cenouras são maçãs, que liberam substâncias que promovem o rápido amadurecimento e a deterioração de todos os vegetais próximos.
Você pode ler sobre como armazenar beterraba e cenoura juntas Aqui E aqui.
Problemas e soluções
Problemas que você pode encontrar ao armazenar cenouras e como resolvê-los:
- Murchando. É necessário aumentar o nível de umidade na adega. Para fazer isso, você precisa cuidar de uma ventilação adequada. Uma medida temporária pode ser borrifar água com um borrifador ou colocar baldes com líquido.
- O aparecimento de mofo na colheita. Isso acontece quando há excesso de umidade. Você pode resolver o problema colocando um saco de cal viva no porão.
- Apodrecendo. Por que as cenouras apodrecem? Muito provavelmente, um vegetal doente entrou no recipiente. Neste caso, toda a colheita deve ser classificada, as raízes danificadas removidas e armazenadas novamente.
Informação util
Dicas para prolongar a vida útil dos vegetais:
- Antes de colher as cenouras na adega, elas não devem ser descascadas. A remoção da pele causará deterioração rápida.
- As cenouras não devem ser completamente limpas do solo, muito menos lavar.
- A colheita deve ser feita regularmente, retirando os frutos estragados.
- Se os vegetais forem armazenados em caixas, a altura do aterro neles não deve exceder 1 m.
Conclusão
O armazenamento de cenouras na adega exige o cumprimento de várias condições. Pontos-chave a serem observados:
- limpeza do quarto,
- mantendo a temperatura do ar dentro de 0…+2 graus,
- preparação adequada de vegetais.
Recipientes e materiais a granel podem ser qualquer coisa.A colheita é melhor armazenada em caixas com areia, argila ou serragem.